Currículo

Laboratório de Relatório de Projecto em Ciência Política 00490

Contextos

Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Aplicar conceitos, métodos e técnicas da ciência política a questões de pesquisa; OA2. Desenhar e sustentar hipóteses empíricas (ou expectativas teóricas) e testá-las; OA3. Utilizar fontes bibliográficas, documentais e estatísticas; OA4. Recolher, localizar e processar dados qualitativos ou quantitativos; OA5. Analisar dados segundo metodologias qualitativas ou quantitativas; OA6. Apresentar resultados empíricos e as conclusões do trabalho de pesquisa em formato oral e escrito e discutir construtivamente os trabalhos dos pares.

Programa

CP1. Consolidação dos projectos de pesquisa dos/as estudantes, do ponto de vista da exequibilidade e dos seus conteúdos. CP2. Consolidação do quadro teórico e conceptual de análise: objectivos, teoria, quadro de análise e hipóteses (ou expectativas teóricas). CP3. Instrumentos de recolha ou localização de dados qualitativos ou quantitativos. CP4. Análise de dados segundo metodologias qualitativas ou quantitativas

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Assiduidade, participação nas aulas e desenvolvimento da investigação ao longo do semestre (25%) b) Concretização dos dois milestones (10%+10%= 20%) c) Apresentação oral do trabalho de grupo final (15%) d) Trabalho de grupo final (40%) Nota: Estudantes em avaliação ao longo do semestre têm que assistir a pelo menos 70% das aulas. É possível realizar a UC por exame (ver Observações). Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) O desenvolvimento da investigação ao longo do semestre é aferida nas discussões frequentes entre a docente e cada grupo sobre a evolução do trabalho. Ser participativo nas aulas significa: fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos exercícios, fazer comentários construtivos aos trabalhos de outros grupos, ter uma postura que demonstra interesse. Esta componente de avaliação é individual. b) Ao longo do semestre há dois milestones a cumprir em data apresentada no primeiro dia de aulas. Milestone 1 – Apresentar a versão final da pergunta de partida, objectivos, hipóteses e operacionalização de conceitos. As primeiras aulas do 2º semestre são dedicadas a consolidar e melhorar o trabalho desenvolvido no 1º semestre. Essa fase termina com o Milestone 1. A concretização do milestone é feita por escrito em duas páginas e enviada à docente por email. Milestone 2 – Finalizar a recolha/localização dos dados empíricos qualitativos ou quantitativos necessários para o trabalho. Os grupos que não recolhem dados originais devem atingir este milestone 2 semanas antes dos grupos que têm dados originais e devem ter os dados prontos a serem analisados (por exemplo, variáveis recodificadas, etc). A concretização deste milestone é feita em sala de aula. Esta componente de avaliação é de grupo. c) No penúltimo dia de aulas, todos os grupos fazem uma breve apresentação do projecto final. Conteúdo da apresentação: pergunta de partida e/ou objectivos, hipóteses ou expectativas teóricas, operacionalização de conceitos (incluindo as variáveis de controlo), metodologia, apresentação dos dados/VD (se fizer sentido) e análise de dados (que podes estar mais ou menos desenvolvida). Nota: Todos os membros do grupo têm de estar presentes em sala no dia da apresentação e de apresentar. Há sempre um grupo que comenta cada grupo. A apresentação de grupo é avaliada em grupo mas os comentários aos restantes grupos são avaliados enquanto parte da alínea a). d) Conteúdo do trabalho final: pergunta de partida, objectivos, revisão da literatura, hipóteses, operacionalização dos conceitos, descrição dos dados/metodologia, brevíssima descrição da amostra, análise de dados por hipótese e conclusões. Máximo 25 páginas - incluindo quadros e figuras, mas excluindo a bibliografia e os anexos; Espaço e meio, letra 12. O trabalho é avaliado por grupo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Lowndes, Vivien; David Marsh e Gerry Stoker (2018), Theory and methods in political science, Londres, Palgrave. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford University Press. Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP. Gustafsson, Karl & Hagström, Linus (2018) “what is the point? teaching graduate students how to construct political science research puzzles”. European Political Science 17, 634–648. Howard, Christopher (2017), Thinking like a Political Scientist: a practical guide to research methods, The University of Chicago Press. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press. Silverman, David (2014), Interpreting Qualitative Data, 4ªed., Los Angeles, Sage.:

Secundária

  • Almeida, João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Quivy, R. e L. Champenhoud (2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, 4th. Ed., Londres, Routledge. Ridley, Diana (2008), The literature review: a step-by-step guide for students, Londres, Sage. Shively, W. Phillips (2016). The Craft of Political Research, Londres, Routledge.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre