Currículo

Cidadania e Cultura Política L5164

Contextos

Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os principais objetivos de aprendizagem são: OA1. Compreender em que consiste a cidadania e a cultura política, como surgiram e que papel desempenham nas sociedades modernas, OA2. Analisar a evolução da cidadania: cidadania cívica, cidadania política e, finalmente, a cidadania social OA3. Analisar a cidadania e participação social e política numa perspetiva de cultura política: representações, valores e atitudes relativamente às diferentes dimensões da cidadania e sua implementação. O44. Analisar os principais desafios da cidadania e da cultura política na contemporaneidade. OA5. Apresentar e discutir os problemas atuais de cidadania e algumas das propostas mais recentes neste campo (ex. cidadania digital, cidadania ambiental) OA6. Comprender a relação entre cidadania e governance

Programa

1 Origens e transformações da cidadania e da participação política 1.1 As concepções democráticas e liberais sobre cidadão, sociedade e estado 1.2 Origens e alargamento da cidadania e da participação política 1.3 Movimentos sociais e partidos políticos - transformações nas concepções e instituições de participação política 1.4 As democracias liberais no pós II Guerra Mundial: Estado-Providência e participação política 2 Cultura política, valores e participação 2.1 Sobre o conceito de cultura política 2.2 Cultura cívica e democracia: a proposta de Almond e Verba 2.3 A mudança de valores políticos nas sociedades democráticas desenvolvidas: as concepções de Inglehart. 2.4 Os problemas actuais da participação democrática. 3. Novas formas e espaços de cidadania 3.1 O alargamento das temáticas de cidadania 3.2 A teoria da cidadania pós-nacional, acesso à cidadania de cidadãos estrangeiros, 3.3 A cidadania digital 3.4 A cidadania ambiental

Método de Avaliação

A. Avaliação ao longo do semestre Apresentação oral em grupo (40%) - Cada grupo é convidado a escolher um dos tópicos analisados durante o curso e a discuti-lo; - Os alunos devem necessariamente utilizar e aplicar a literatura fornecida e discutida para este tópico específico (pelo menos 4 "unidades de texto"), bem como o material do power point, com referências explícitas na sua apresentação; - Cada "unidade de texto" pode ser um artigo ou um capítulo. Quando é sugerido um livro inteiro, isso significa que os alunos podem escolher, para as suas apresentações, um ou mais capítulos do livro; - A inclusão de leituras adicionais é bem-vinda; - O tema pode ser tratado de forma empírica (por exemplo, uma pequena investigação sobre um tema de interesse dos alunos, efectuada aplicando as ferramentas analíticas e metodológicas dadas durante o curso) ou teórica (discussão de conceitos debatidos durante o curso e na literatura). - Os temas não podem ser repetidos, de modo a diversificar as apresentações; - A discussão faz parte da avaliação; - A dimensão e o número dos grupos dependem do número de alunos que optarem pela avaliação contínua e podem ser ajustados. Trabalho individual 60%. - O trabalho final consiste num pequeno ensaio de 1500 palavras; - O trabalho deve utilizar 5 unidades de conteúdo entre as disponibilizadas durante o curso: três unidades de texto e dois outros recursos (por exemplo, vídeos, material das redes sociais, etc.). - Os alunos devem desenvolver a sua própria análise e visão, em diálogo crítico com as noções fornecidas ao longo do curso; - Durante a última aula, os alunos apresentam brevemente o esboço dos seus trabalhos (2-3 minutos cada). A apresentação deve incluir: título, questão principal de investigação, relevância, fontes e métodos e eventuais dúvidas/problemas. B. Exame final facultativo - O exame final está previsto para os alunos que não possam ou não queiram efetuar a avaliação ao longo do semestre. Os alunos são convidados a responder a uma série de perguntas abertas, que podem incidir sobre qualquer aspeto abordado durante o curso. Material Todo o material do curso - por exemplo, o programa detalhado, a descrição da avaliação, os ficheiros power point, as leituras - está disponível no Moodle. É um princípio básico do curso não fornecer leituras que estejam disponíveis através dos canais do Iscte (biblioteca e Bon) ou que sejam de acesso livre. A razão para tal é o facto de a pesquisa bibliográfica ser considerada parte da formação, bem como a familiarização dos estudantes com recursos e ferramentas bibliográficas físicas e digitais.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Almond, Gabriel e Sidney Verba (1963 ), The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations, Princeton, Princeton University Press Barbalet, J. M. (1989), A Cidadania, Lisboa, Estampa, (Cap II e Cap III), pp 30-71. Della Porta, D. and M. Diani. Social Movements. An Introduction. Hoboken: Wiley, pp. 93-121, pp. 164-191, pp. 194-218 Esping-Andersen, G. (1991) "As três economias políticas do welfare state". Lua Nova, nº24, pp.90-116. Habermas, J. (1995) Três modelos normativos de democracia. Lua Nova Heather, D. (2004) A brief history of citizenship. Edinburgh: Edinburgh University Press, Inglehart, Ronald (1977), The Silent Revolution: Values and Political Styles Among Western Politics, Princeton: Princeton University Press. Young, Iris Marion. 2000. Inclusion and Democracy. Oxford: Oxford University Press.:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre