Currículo
Política e Relações Internacionais L6116
Contextos
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política
Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Políticas Públicas > Optativa para o 3º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Identificar e distinguir as principais Teorias de Relações Internacionais. OA2: Avaliar as potencialidades e limitações inerentes às teorias clássicas, críticas e abordagens alternativas e/ou pós-positivistas nas Relações Internacionais. OA3: Examinar criticamente os modos através dos quais a prática das Relações Internacionais pode ser teorizada OA4: Aplicar teorias e conceitos de Relações Internacionais na análise da agenda internacional e de processos político-históricos de relevo.
Programa
CP 1. Introdução à disciplina de Relações Internacionais CP 2. A trajectória histórica da disciplina de Relações Internacionais CP 3. Teorizar as Relações Internacionais CP 4. Teorias de Relações Internacionais CP 4.1 Realismo e neo-realismo CP 4.2 Liberalismo e neo-liberalismo CP 4.2 Escola inglesa e a sociedade internacional CP 4.3 Construtivismo e abordagens pós-positivistas CP 4.4 Teorias marxistas, teoria crítica, e Economia Política Internacional CP 4.5 Estudos de Segurança Internacional CP 4.6 Análise de Política Externa CP 5. Simulação de sessão extraordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas CP 6. Os futuros possíveis das Relações Internacionais
Método de Avaliação
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Assiduidade e participação ativa nas aulas (15%), sendo obrigatória participação em pelo menos 70% das aulas b) Apresentação intercalar oral e discussão, integrada num grupo de trabalho, sobre teorias de Relações Internacionais indicadas no programa (20%) c) Simulação de sessão extraordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas (15%) d) Frequência (50%), sobre matéria leccionada ao longo de todo o semestre OU 2. Avaliação por exame e) Exame final (100%) Informação adicional sobre avaliação ao longo do semestre: a) A participação ativa nas aulas refere-se à participação em debates centrados em conceitos e análise de excertos de textos, a par de um trabalho prévio em aula ou autonomamente fora do espaço da aula. Neste item, considera-se o rigor conceptual, o pensamento crítico e a construção de um discurso coerente e informado. b) Na apresentação do trabalho de grupo em aula sobre teorias de Relações Internacionais, valoriza-se a procura autónoma de literatura e fontes, tendo como premissa a utilização de fontes e autores disponibilizados pelo docente, bem como a profundidade do tratamento do tratamento e a construção de um discurso oral. c) Nesta componente, avalia-se o trabalho realizado com base no roteiro fornecido pelo docente e na dramatização realizada em aula. d) A frequência incidirá sobre matéria lecionada ao longo de todo o semestre e envolverá selecionar 2 perguntas - entre 4 - sobre temas discutidos em aula através da bibliografia e conteúdo disponibilizado pelo docente. Informação adicional sobre avaliação por exame: e) O exame final incidirá sobre matéria lecionada ao longo de todo o semestre e envolverá selecionar 4 perguntas - entre 6 - sobre temas discutidos em aula através da bibliografia e conteúdo disponibilizado pelo docente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Reus-Smit, Christian. (2020). International Relations: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Sorensen, G., Moller, J. and Jackson, R. (2021). Introduction to international relations: theories and approaches (8th ed.). Oxford: Oxford University Press. Dougherty, R. and Pfaltzgraff Jr., R. (2003). Relações internacionais: as teorias em confronto. Lisboa: Gradiva. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Devetak, S. and True, J. (eds.) (2022). Theories of International Relations. (6th ed.). London: Bloomsbury Academic. Brown, C. (2022). Understanding international relations (4th ed.). London: Bloomsbury Academic. Baylis, J. et al. (eds.) (2023). The globalization of world politics: an introduction to international relations (9th ed.). Oxford: Oxford University Press.:
Secundária
- Gaspar, C. (coord.) (2021). Teorias das Relações Internacionais: Textos Clássicos. Lisboa: Livros Horizonte. Sousa, F. et al. (2022). Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais. Coimbra: Edições Almedina. Acharya, A. and Buzan, B. (2019). The Making of Global International Relations: Origins and Evolution of IR at its Centenary. Cambridge: Cambridge University Press. Dunne, T. et al. (2020). International Relations Theories: Discipline and Diversity (5th ed.). Oxford: Oxford University Press. Kaarbo, J. and Thies, C. (eds.) (2024). Oxford Handbook of Foreign Policy Analysis. Oxford: Oxford University Press. Tickner, A. B. and Smith, K. (eds.) (2020). International Relations from the Global South: A World of Difference. London and New York: Routledge. Cavelty, M. D. and Balzacq, T. (eds.) (2017). Routledge Handbook of Security Studies. London and New York: Routledge. Weber, Cynthia (2020). International Relations Theory: A Critical Introduction. London and New York: Routledge. Oksamytna, K. and Karlsrud, J. (eds.) (2020). United Nations peace operations and International Relations theory. Manchester: Manchester University Press. Bukovansky, M., Keene, E., Reus-Smit, C. and Spanu, M. (eds.) (2023) Oxford Handbook of History and International Relations. Oxford: Oxford University Press.: