Currículo

Sociologia da Comunicação L5127

Contextos

Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Ciência Política > Optativa para o 3º Ano - 2º Semestre

Groupo: CP - 2009 > 1º Ciclo > Políticas Públicas > Optativa para o 3º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Perceber a importância da comunicação e da mediação na construção social da realidade. OA2. Elencar propostas de definição de comunicação e media. OA3. Perceber as dinâmicas da relação Comunicacação/Media/Sociedade e deter um olhar sociológico sobre a comunicação. OA4. Entender o percurso histórico e principais argumentos teóricos e metodológicos das várias escolas de pensamento da comunicação mediada. Perceber os contributos e limitações de cada escola. OA5. Desconstruir visões de determinismo tecnológico. OA6. Entender os processos de newsmaking. OA7. Ter uma noção empírica do atual panorama dos media em Portugal. OA8. Participar de forma crítica nos debates e desafios emergentes sobre novos media; nomeadamente assimetrias sociais e fraturas digitais, cultura participativa em rede, playbour, algoritmos, plataformização, inteligência artificial, etc. OA9. Desenvolver pesquisa social sobre processos sociais de comunicação.

Programa

P1. Introdução aos estudos de Sociologia, Comunicação e Media. P2. Enquadramentos teóricos, conceptuais e metodológicos para uma abordagem sociológica da comunicação. P3. Principais correntes clássicas e contemporâneas da sociologia da comunicação. P4. Análise crítica das interações entre comunicação, media e sociedade. P5. Olhar empírico sobre os media em Portugal: práticas, consumos e representações. P6. Novos media e debates emergentes: digital divide, cultura participativa, trabalho grátis, algoritmos, inteligência artificial e plataformização. P7. Estudos de caso aplicados a fenómenos comunicacionais atuais.

Método de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular segue o modelo de avaliação contínua, conforme previsto no RGACC, e contempla três momentos distintos:
 1. Apresentação oral individual do tema do trabalho final (10%) — realizada durante o período letivo, avalia a capacidade de delimitação temática, formulação de problema, revisão bibliográfica e articulação teórica inicial, com foco em fenómenos comunicacionais concretos.
 2. Apresentação oral individual e problematização do trabalho final (20%) — realizada em aula, permite aferir a capacidade de argumentação, desenho metodológico, operacionalização empírica e aprofundamento conceptual, com base em casos reais de media e comunicação.
 3. Trabalho escrito individual (70%) — entregue em 1.ª época, de acordo com enunciado definido pelo docente. Avalia a capacidade de investigação autónoma, aplicação de conceitos da sociologia da comunicação, estruturação argumentativa e qualidade da escrita académica. Poderá ser complementado com uma discussão oral, caso o docente considere necessário. A avaliação contínua requer uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas e participação ativa nas sessões. A não verificação destes critérios implica a transição para a modalidade de avaliação por exame. Em alternativa, os/as estudantes poderão optar pela avaliação por exame, disponível em 1.ª, 2.ª e época especial. Esta consiste na entrega de um trabalho escrito individual (100%), com enunciado definido pelo docente. Tal como na avaliação contínua, poderá ser solicitada uma discussão oral complementar, caso se justifique. A UC não contempla avaliação exclusivamente por prova oral. Todos os instrumentos de avaliação são individuais e orientados para a verificação das competências previstas nos objetivos de aprendizagem (OA1–OA9), assegurando a coerência entre critérios de avaliação e resultados esperados. A avaliação valoriza a capacidade de análise crítica de fenómenos comunicacionais, mobilização de referências teóricas relevantes, clareza argumentativa e originalidade na abordagem dos temas. O foco em estudos de caso e análise empírica permite aplicar os conteúdos programáticos (P1–P7) a contextos reais e atuais.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Esteves, João Pissarra (2016) Sociologia da Comunicação - 2ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian Cardoso, Gustavo (2023) A Comunicação da Comunicação, Mundos Sociais Oliveira, José Manuel Paquete (2017) "A comunicação numa perspectiva sociológica" in Comunicação e Quotidiano, Tinta da China Hodkinson, Paul (2024) Media, Culture and Society: An Introduction (3ª edição), Sage Lindgren, Simon (2012) "The Sociology of Media and Information Technologies". in Aakvaag, G.C., Hviid Jacobsen, M, & Johansson, T. Introduction to Sociology: Scandinavian Sensibilities. Londres, Pearson Silverstone, Roger (2005) 'The Sociology of Mediation and Communication' in Calhoun, Craig et al. (orgs.) The Sage Handbook of Sociology, Londres, Sage Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação, Barcarena, Editorial Presença:

Secundária

  • Croteau, David & William Hoynes (2018) Media/Society: Industries, Images and Audiences (6ª edição), Sage Balnaves, Mark, Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Palgrave Macmillan Barreiros, José Jorge (2012) Democracia, Comunicação e Media, Mundos Sociais. Baym, Nancy K. (2015) Personal Connections in the Digital Age (2ª edição), Polity. Bourdieu, Pierre (1997) Sobre a televisão, Celta. Breton, Philippe & Serge Proulx (1997) A explosão da comunicação, Editorial Bizâncio Briggs, Asa; Burke, P., & Ytreberg, Espen (2020) A Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet (4ª edição). Polity Press. Carah, Nicholas & Eric Louw (2015) Media and Society: Production, Content and Participation, Sage. Carey, James (1992), A Cultural Approach to Communication, in Communication as Culture, Routledge, pp. 13-36. Couldry, Nick (2012) Media, Society, World: Social theory and digital media practice, Polity. Curran, James (2019) Media and Society (6ª edição), Bloomsbury. Dijk, Jan van (2020) The digital divide, Polity Press. Fuchs, Christian (2021) Social media. A critical introduction (3ª ed.), Sage. Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5ª. ed), Routledge. Helsper, Ellen (2021) The Digital Disconnect: The Social Causes and Consequences of Digital Inequalities, Sage Hinton, Sam e Hjorth, Larissa (2013) Understanding Social Media, Sage. Lindgren, Simon (2021) Digital Media and Society, 2ª edição, Sage Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone (2006) 'Introduction to the updated student edition', em Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone, Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTs, Sage. McDougall, Julian (2012) Media Studies: The Basics, Routledge. McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail's Media and Mass Communication Theory, Sage. Siapera, Eugenia (2017) Understanding New Media, (2ª ed.) Sage. Waisbord, Silvio (Ed.) (2014) Media Sociology: A reappraisal, Polity. * Indicações bibliográficas e documentais específicas para as diferentes temáticas serão apresentadas nas aulas.:

Disciplinas de Execução