Currículo

Projeto Aplicado de Software e Aplicações II 04527

Contextos

Groupo: Desenvolvimento de Software e Aplicações - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 Integrar e aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridos durante a licenciatura a projetos reais baseados em tecnologia OA2 Aplicar metodologias de cocriação centradas no utilizador no desenvolvimento e prototipagem de produtos ou serviços inovadores OA3 Aplicar técnicas ágeis de gestão de projetos para gerir ciclos iterativos de prototipagem, garantindo a entrega atempada de soluções tecnológicas OA4 Saber desenvolver iterativamente um protótipo funcional que responda a um problema especificado na unidade curricular de Projeto Aplicado I OA5 Avaliar criticamente a eficácia e usabilidade dos protótipos desenvolvidos através de testes com utilizadores OA6 Produzir documentação de design da solução inovadora, incluindo, arquitetura, configuração de hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização OA7 Realizar apresentações escritas e orais e preparar uma submissão a conferência com recensão de pares, demonstrando criatividade, inovação e autoaprendizagem

Programa

C1 Espaço da solução: Metodologias de cocriação centrada no utilizador aplicadas à ideação da melhor solução tecnológica para o projeto C2 Gestão ágil da fase de solução e entrega do projeto C3 Ferramentas e técnicas de prototipagem iterativa da solução C4 Estudos com utilizadores e métricas de avaliação da usabilidade e satisfação de tarefas C5 Análise de dados de resultados da avaliação e iteração da solução C6 Documentação da solução: backlog dos requisitos e user stories, design e especificações da arquitetura, configuração de hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização C7 Comunicação oral, escrita e audiovisual dos resultados e submissão a conferência com recensão de pares. Elevator pitch para atores relevantes C8. Demonstração em workshop com atores relevantes na área de software e aplicações

Método de Avaliação

UC em avaliação ao longo do semestre, não contemplando exame final. Pesos: 4 entregáveis: • D1 Relatório de Ideação da Solução, com Storyboard, Jornada de Utilizador, Requisitos do Utilizador, Especificações Técnicas e sua apresentação audiovisual: 20% • D2 Produto Mínimo Viável – MVP (no GitHub) e Avaliação com utilizadores: 30% • D3. Relatório de Desenho da Solução: Arquitetura (diagramas UML), configuração Hardware e Software, Manual de Instalação, Manual de Operação, Manual de Utilizador: 20% • D4 Apresentação, demo do MVP em workshop e discussão do projeto, 30% São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final ponderada superior ou igual a 9.5 valores

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020 Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute, The Scrum Framework 3rd Edition https://www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Ries, E. / Capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017 J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press., Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016 A. Osterwalder, Y. Pigneur, P. Papadakos, G. Bernarda, T. Papadakos, A. Smith / John Wiley & Sons., Value proposition design., 2014 T. Brown , H., Collins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009 The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation, https://www.interaction-design.org/:

Secundária

  • Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020 Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014 Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. Morgan Kaufmann Publishers. Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre