Currículo
Projeto Aplicado de Software e Aplicações I 04526
Contextos
Groupo: Desenvolvimento de Software e Aplicações - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Aplicar metodologias de cocriação centradas no utilizador no desenvolvimento de projetos inovadores OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo, relacionados com o problema identificado e as questões levantadas OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito da solução para o problema OA6: Saber desenvolver e avaliar com peritos, protótipos de baixa ou alta-fidelidade OA7: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho individual ou de grupo
Programa
C1 Metodologias de cocriação centradas no utilizador, baseadas em Design Thinking e Design Sprint C2 Apresentação de casos e temas de projeto de tecnologias digitais (produto, serviço ou processo) C3 Seleção do tema de projeto individual ou em grupo e enquadramento na organização C4 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos C5 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável) C6 Metodologias ágeis de gestão de projetos adequadas ao trabalho de projeto C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto C8 Prototipagem de baixa e alta-fidelidade C9 Avaliação com peritos da usabilidade e satisfação de tarefas dos protótipos C10 Comunicação dos resultados
Método de Avaliação
UC em avaliação ao longo do semestre, não contemplando exame final. Pesos: 4 entregáveis: • D1 Definição do Tema de Projeto, 5% • D2 Empatia com o Utilizador, Definição do Problema e Requisitos do Utilizador, 20% • D3 Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto, 20% • D4 1º Protótipo e avaliação por peritos, 25% • D5 Apresentação, demo protótipo e discussão do projeto, 30% São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final ponderada superior ou igual a 9.5 valores
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020 J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press., Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016 A. Osterwalder, Y. Pigneur, P. Papadakos, G. Bernarda, T. Papadakos, A. Smith / John Wiley & Sons., Value proposition design., 2014 T. Brown , H., Collins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009 The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation, https://www.interaction-design.org/:
Secundária
- Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. Morgan Kaufmann Publishers. Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158. Rettig M. (1994), Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM, 1994: