Currículo

Programação para Mobilidade 04329

Contextos

Groupo: Desenvolvimento de Software e Aplicações - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1 Perceber o contexto de desenvolvimento de uma aplicação móvel, assim como as suas características e limitações OA2 Identificar as principais plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis, e perceber as suas características e diferenças OA3 Projetar o desenvolvimento de uma aplicação móvel OA4 Compreender as diferenças entre desenvolvimento nativo de aplicações móveis e desenvolvimento móvel para a Web OA5 Desenhar, desenvolver e testar aplicações móveis nas plataformas estudadas OA6 Aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimentode um projeto de aplicação móvel numa plataforma selecionada

Programa

C1 Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes. C2 Características, funcionalidades e limitações dos dispositivos móveis. C3 Plataformas de desenvolvimento nativo de aplicações para dispositivos móveis: Google Android (Java), Apple iOS (Objective-C; Swift). C4 Desenvolvimento de aplicações Web para dispositivos móveis com HTML5, CSS3, JS. C5 Desenvolvimento híbrido/cross-platform de aplicações móveis (ionic, ReactNative, Xamarin, Flutter). C6 Planeamento e concepção de projeto de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Método de Avaliação

UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória em 90% de todas as atividades da UC. Pesos da avaliação: - Trabalhos lab individuais, 80% obrigatórios (25%) - Projeto lab (grupo de 2), com discussão oral individual (50%) - 2 mini-testes de resposta múltipla (25%) Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas, valendo 50% da nota, sendo obrigatória a aprovação no Projeto em grupo ou a realização de um projeto individual (50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ramanujam, P., & Natili, G. (2015). PhoneGap: Beginner's Guide. Packt Publishing Ltd. Grummitt, C. (2017). iOS Development with Swift. Manning Publications Griffith, C. (2017). Mobile App Development with Ionic, Revised Edition: Cross-Platform Apps with Ionic, Angular and Cordova. " O'Reilly Media, Inc.". Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Addison-Wesley Professional. Smyth, N. (2017). Android Studio 3.0 Development Essentials-Android 8 Edition. Payload Media, Inc.. Hardy, B., & Phillips, B. (2013). :

Secundária

  • Nahavandipoor, V. (2017). IOS 11 Swift programming cookbook : solutions and examples for iOS apps. O'Reilly. Keur, C., Hillegass, A. (2016). iOS Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Big Nerd Ranch Guides. New Riders Welch, S. (2011). From Idea to App: Creating IOS UI, Animations, and Gestures (Voices That Matter). Collins, C., Galpin, M., & Kaeppler, M. (2011). Android in Practice (p. 648). Manning Publications. Darwin, I. F. (2017). Android Cookbook: Problems and Solutions for Android Developers. " O'Reilly Media, Inc.". Camden, R., & Matthews, A. (2013). jQuery mobile web development essentials. Packt Publishing Ltd. SITEPOINT. Castledine, E., Eftos, M., & Wheeler, M. (2011). Build Mobile: Websites and Apps for Smart Devices.:

Disciplinas de Execução