Currículo
Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação L0786
Contextos
Groupo: Engenharia Informática PL - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI; OA2. Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI; OA3. Utilizar ferramentas de modelação de SI; OA4. Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, API com protocolos REST; OA5. Construir experiência de trabalho em equipa, no contexto da realização do projecto de CDSI, desenvolvendo as capacidades de discussão, de tolerância, aceitação e respeito das opiniões dos colegas (soft skills); OA6. Co-construir soluções baseadas em pensamento crítico, resolução criativa de problemas, colaboração, observação crítica, negociação e tomada de decisão colaborativa; OA7. Aplicar estratégias de proposição de soluções refletidas, trabalho autónomo baseado na pesquisa de soluções e construção sustentada de argumentação; OA8. Desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita e de discussão técnica do trabalho.
Programa
CP1. Introdução à concepção e desenvolvimento de SI; CP2. Ciclo de vida de desenvolvimento de SI; CP3. Análise de requisitos para a concepção e desenvolvimento de SI; CP4. Especificação e concepção de SI, diagramas UML; CP5. Modelização de processos no contexto dos SI em BPMN; CP6. Tecnologias de implementação Low-Code; CP7. Tecnologias de integração no contexto dos SI: Arquitecturas Orientadas a Serviços, Application Programming Interfaces (API) e REST.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: A avaliação na UC é exclusivamente efetuada por avaliação ao longo do semestre por ser uma UC iminentemente prática através de projecto. A nota individual resulta de vários componentes: da avaliação dos relatórios intercalares, relatório final, apreciação do desempenho do/a aluno/a ao longo do semestre (envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica), orais e teste individual, da seguinte forma: - Participação em aula (10%): avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 80% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. - Teste individual (20%) a realizar em época intercalar; - Fase 1 do projecto: entrega, discussões semanais, apresentação oral (30%), a realizar durante o semestre; - Fase 2 do projecto: entregas, discussões semanais (30%) a realizar durante o semestre após a fase 1; - Fase 3 do projecto: entrega do relatório de testes (10%) a realizar no final do semestre. - As notas das fases 2 e 3 têm em conta a componente demonstração e discussão oral do projeto final a realizar durante a 1ª época. A média ponderada de cada uma destas componentes (não inferior a 8 valores em cada uma das componentes) constitui a nota final. Não existe avaliação por exame e a época especial consiste num complemento à avaliação ao longo do semestre, se necessário. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos Caso sejam utilizados recursos e ferramentas de Inteligência Artificial, estes devem ser mencionados de forma clara nos resultados. Tal como se referenciam artigos, livros, websites e outras fontes utilizadas num trabalho, o uso de IA deve também ser referenciado e utilizado apenas como ferramenta de apoio e pesquisa. Nesse sentido, sempre que a IA for empregue para a realização de uma determinada tarefa, essa contribuição deve ser mencionada, garantindo que a originalidade e a integridade académica se mantêm. Por exemplo, cada estudante poderá incluir uma breve declaração, no final de um trabalho, em que explique o papel da IA no processo desenvolvido para a realização do trabalho. As ferramentas de IA não podem ser usadas para gerar trabalhos inteiros ou plagiar conteúdo. Caso isto aconteça, haverá penalização da avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Whitten, J.L. and Bentley, L.D., Systems Analysis and Design Methods, McGraw-Hill, USA, 7th edition, 2007. Avison, D. and Fitzgerald, G., Information Systems Development: methodologies, techniques, and tools, McGraw-Hill Education? Europe, 4th ed., 2006. Seidl, Martina et al., UML@Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling, Springer, 2012. Brambilla, Marco et al., Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012. Magal, R. S. and Word, J., Essentials of Business Processes and Information Systems, John Wiley & Sons, Inc., USA, 2009. Erl, T., Service-Oriented Architecture: Analysis and Design for Services and Microservices, Pearson Education, Prentice Hall, USA, 2nd ed., 2019. Hohpe, G. and Woolf, B., Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions, Addison-Wesley, 2004. Gold-Bernstein, B. and Ruh, W., Enterprise Integration: The Essential Guide to Integration Solutions, Addison-Wesley, 2005.:
Secundária
- 1. Schmuller, Joseph.; Sams Teach Yourself UML in 24 Hours, 3rd Edition, Sams Publishing, 2004. 2. Fowler, M.; UML Distilled, Third Edition, Addison-Wesley, 2004. 3. Booch, Grady, Rumbaugh, James, Jacobson, Ivar; The Unified Modeling Language User Guide, Second Edition, Addison-Wesley, 2005. 4. Dennis, A., Wixom, B. H., Tegarden, D.; System Analysis and Design UML Version 2.0, John Wiley and Sons, 2009. 5. Arlow, J., Neustadt, I.; UML2 and the Unified Process, Second edition, Addison-Wesley, 2005. 6. Modelling information system processes: https://www.modeling-guidelines.org/ 7. Modelling processes and UML with Signavio tutorials: 8. https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ 9. https://www.signavio.com/video/signavio-tutorial-videos/ 10. UML specification: https://www.omg.org/spec/UML/ 11. https://www.uml.org/ 12. quiz: https://www.modernanalyst.com/Resources/SelfAssessment/UMLGeneralQuizk.aspx 13. https://www.tutorialspoint.com/uml/uml_knowledge_test.htm 14. https://www.skilr.com/unified-modeling-language-uml-free-practice-test 15. https://www.adaface.com/assessment-test/uml-online-test 16. https://www.sciencedirect.com/topics/computer-science/exclusive-gateway 17. BPMN guide: https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ 18. Signavio Process guidelines: https://help.sap.com/docs/signavio-process-manager/user-guide/intro 19. Process modeling guidelines: https://www.modeling-guidelines.org/ 20. Low-Code vs. No-Code: What’s the difference? https://www.ibm.com/think/topics/low-code-vs-no-code 21. https://programathor.com/blog/low-code-no-code-principais-diferencas-e-quando-usar-cada-um/ 22. https://www.geeksforgeeks.org/software-engineering/low-code-development/ 23. https://www.geeksforgeeks.org/blogs/best-low-code-development-platforms-to-build-apps/ 24. Implementing systems with OutSystems low-code: 25. https://success.outsystems.com/Documentation 26. https://success.outsystems.com/documentation/how_to_guides/ 27. https://learn.outsystems.com/training/catalog 28. https://www.outsystems.com/training/paths/18/becoming-a-reactive-web-developer/ 29. https://www.outsystems.com/training/courses/124/reactive-ui-development-101/ 30. https://www.outsystems.com/training/courses/123/modeling-data/ 31. https://www.outsystems.com/training/courses/128/modeling-data-relationships/ 32. https://learn.outsystems.com/training/journeys/logic-641 33. https://learn.outsystems.com/training/journeys/aggregates-101-634 34. https://learn.outsystems.com/training/journeys/building-screens-with-data-637 35. https://learn.outsystems.com/training/journeys/building-web-forms-636 36. https://www.outsystems.com/training/courses/129/building-reactive-web-forms/ 37. https://learn.outsystems.com/training/journeys/ui-development-647 38. https://learn.outsystems.com/training/journeys/integrating-with-web-services-460 39. https://success.outsystems.com/documentation/how_to_guides/integrations/how_to_consume_a_web_service_in_integration_studio/ 40. https://www.outsystems.com/evaluation-guide/rest-apis-and-soap-web-services/ 41. https://www.outsystems.com/training/paths/16/becoming-a-front-end-developer-in-outsystems/ 42. https://www.outsystems.com/training/courses/184/modeling-business-processes/ 43. https://www.outsystems.com/training/courses/130/form-validations/ 44. https://learn.outsystems.com/training/journeys/role-based-security-575: