Currículo

Ética e Deontologia (2 ECTS) 04940

Contextos

Groupo: Engenharia Informática PL - 2025 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao concluir a UC, os estudantes deverão ser capazes de: OA1.Reconhecer os princípios fundamentais da ética e da deontologia profissional no âmbito da engenharia e tecnologia. OA2. Aplicar modelos de tomada de decisão ética — como o consequencialismo, a ética da virtude e a deontologia — na resolução de dilemas profissionais em engenharia e tecnologia. OA3. Identificar e analisar criticamente dilemas éticos em contextos tecnológicos complexos, com destaque para a análise de impactos sociais, legais e ambientais das decisões técnicas. OA4. Desenvolver propostas de conduta profissional alinhadas com os códigos de ética nacionais e internacionais (OE, IEEE, ITU).

Programa

CP1: Fundamentos de Ética e Deontologia - Código de Ética da Ordem dos Engenheiros - Princípios, valores e deveres profissionais CP2: Tomada de Decisão Ética: introdução - Frameworks éticos: deontologia, consequencialismo, ética da virtude - Aplicabilidade na prática profissional e organizacional CP3: Dilemas Tecnológicos e Impactos Societais - IA e algoritmos de decisão: imparcialidade, justiça algorítmica ou não discriminação - Big Data, vigilância e privacidade (inclui, de forma sumária, GDPR e ePrivacy) - Inovar com responsabilidade: enquadramento legal e princípios éticos CP4: Ética, Responsabilidade Social e sustentabilidade - Cidadania tecnológica, impacto ambiental, justiça social - O engenheiro como agente ético de mudança

Método de Avaliação

A unidade curricular prevê duas modalidades de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre (ALS), assenta em dois instrumentos complementares facilitadores da articulação entre a aprendizagem colaborativa com a avaliação individual das competências de análise ética, pensamento crítico e apropriação de conceitos fundamentais, incluindo: Componente de grupo (40%) – Grupos de 3 a 4 estudantes preparam e participam em exercícios de discussão e reflexão, a partir de propostas de trabalho suscitadas pelo/a docente. Esta componente inclui: a) Participação e apresentação dos trabalhos em aula (20%), com base no envolvimento nas atividades e na qualidade das intervenções; b) Sumissão no moodle de fichas de síntese, com os principais resultados das reflexões desenvolvidas (20%). Componente individual (60%) – Cada estudante realiza um exercício escrito de análise crítica de um dilema ético, com base em casos reais ou simulados. Em alternativa, e mediante negociação com o/a docente, poderá ser desenvolvido um código de ética para uma organização tecnológica, adaptado ao curso e interesses do/a estudante. Requisitos e condições: Para realização da avaliação ao longo do semestre, o/a estudante deve assegurar presença em, pelo menos, 80% das aulas. As faltas justificadas poderão implicar a realização de trabalho autónomo suplementar, destinado a aferir as aprendizagens correspondentes às sessões não frequentadas. Sem prejuízo do disposto neste descritivo, a atribuição de classificação final pode implicar a realização de uma discussão oral, especialmente em situações que exijam esclarecimento adicional. Avaliação por exame A avaliação por exame é composta por uma prova escrita individual (100%), a realizar no período oficial de avaliações, e incide sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC. Poderá incluir, quando necessário, uma prova oral complementar. São admitidos/as a esta modalidade os/as estudantes que por ela tenham optado, ou que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução