Currículo
Modulação e Codificação L0787
Contextos
Groupo: ETI - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta UC, o aluno deve ser capaz de: OA1 - Compreender os conceitos principais sobre modulação analógica e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático e computação OA2 - Compreender a teoria sobre amostragem, quantificação e codificação de sinais analógicos e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático OA3 - Compreender as principais técnicas de transmissão digital em banda base e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático OA4 - Compreender o básico sobre modulação digital e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático OA5 - Compreender as principais técnicas de codificação de canal e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático
Programa
CP1 - Elementos e limitações de um sistema de comunicação CP2 - Modulação analógica: modulação de amplitude (AM) modulação de frequência (FM) e modulação de fase (PM) CP3 - Ruído passa-banda. Modulações analógicas com ruído e receptores para modulações analógicas CP4 - Teorema da amostragem. Tipos de amostragem: ideal, "Sample&Hold" e "Chopper" CP5 - PCM uniforme CP6 - Transmissão digital em banda base: Codificação de linha. Densidade espectral de potência. Critério de Nyquist para transmissão de sinais digitais em banda base CP7 - Diagrama de olho. Probabilidade de erro CP8 - Modulações digitais sobre portadora sinusoidal. Critério de Nyquist para transmissão de sinais digitais modulados CP9 - Probabilidade de erro CP10 - Codificação de canal. Distância de Hamming. Forward-error correction CP11 - Códigos de Hamming e Reed-Solomon. Turbocódigos. Códigos convolucionais. LDPC
Método de Avaliação
Existem 2 tipos de avaliação na UC: Avaliação por exame (1.) Avaliação ao longo do semestre (com 2 hipóteses de avaliação (2.1.) e (2.2.)) 1. Avaliação por exame - prova escrita que incide sobre toda a matéria lecionada na UC (realizada no período de avaliação em ambas as épocas). Nota final=Nota exame 2. 2.1. Avaliação ao longo do semestre: Inclui 8 laboratórios (componente experimental) e 2 testes escritos [Teste 1 (Intercalar/1ª Época) e Teste 2 (1ª Época)]. Nota final=0.2*labs+0.4*Teste1+0.4*Teste2 - Nota mínima por teste: 8.0 valores; Nota mínima da média final dos 2 testes: 8.0 valores 2.2. Avaliação ao longo do semestre: Inclui 8 laboratórios (componente experimental) e 1 Prova Escrita Final (PEF) [Realizada na 1ª época de exames] -> Nota final=0.2*labs+0.8*PEF - Nota mínima da PEF: 8.0 valores Laboratórios: 8 sessões do laboratório. Nota final dos laboratórios: média das notas das sessões de laboratórios, retirando a pior nota de todas as sessões de laboratório Nota mínima da média final dos 2 tipos de avaliação na UC: 9.5 valores Época especial: avaliação é feita somente por exame escrito
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, Livro "Communication Systems - an introduction to signals and noise in electrical communication", 5ª edição, McGraw-Hill, 2010, ISBN: 978-007-126332-0, João Rebola; Francisco Monteiro, Acetatos das aulas teóricas e material de apoio disponibilzado na plataforma de e-learning / Slides for the Lectures, and complementary material available in the e-learning platform., 2024, null, :
Secundária
- Simon Haykin, Michael Moher, -Livro "Communication Systems", 5ª edição, John Wiley & Sons, 2010, ISBN: 978-0-470-16996-4, John G. Proakis, Masoud Salehi, -Livro "Digital Communications", 5ª edição, McGraw-Hill, 2008, ISBN: 978-0495082514, Carlos Salema, -Livro "Uma introdução às telecomunicações com o Mathematica", 1ª edição, IST Press, 2009, ISBN: 978-972-8469-73-3, :