Currículo
Estratégia Empresarial (1.º Ciclo) 04802
Contextos
Groupo: Gestão Industrial e Logística - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações. 2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas incluindo as competências chave e estratégia baseadas em escala e não escala. 3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação das estratégias escolhidas. 4. Incorporar princípios de uma gestão responsável na tomada de decisão estratégica. 5. Desenvolver um pensamento crítico. 6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo e desenvolvimento contínuo.
Programa
1. Conceitos Básicos 2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores 3. Ética, RSE, Sustentabilidade e ESG 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. A envolvente externa mediata e a análise da indústria e dos concorrentes 6. Escolha das estratégias (de negócio) 7. Escolha das Estratégias (da empresa) 7.1. Integração vertical e outsourcing 7.2. Diversificação 7.3. Alianças estratégicas 7.4 internacionalização 8. Implementação 9. Controlo Estratégico 10. Balanced Scorecard
Método de Avaliação
Opção 1 (Aval.periódica) -50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -50%:Trabalho de grupo ao longo do semestre, dividido em 3 apresentações (20% + 20% + 10%) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val. Assistência mínima: 2/3 das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2021). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson. Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions. Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.: