Currículo
Gestão do Retalho e e-Commerce L5048
Contextos
Groupo: Gestão Industrial e Logística - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deve estar apto para: 1. Modelar alguns problemas de logística utilizando formulações em Programação Linear e Programação Linear Inteira ou Mista; 2. Aplicar algumas metodologias de Programação Linear Multiobjetivo; 3. Aplicar os algoritmos adequados para a resolução do problema em estudo.
Programa
1. Modelação matemática de problemas logísticos e metodologias para a sua resolução: 1.1. Introdução à Programação Linear Multiobjectivo; 1.2. Introdução às Heurísticas; 1.3. Problema de Bin Packing; 1.4. Modelos de Localização de Serviços; 1.5. Modelos de Recolha e Distribuição de Produtos; 1.6. Sequenciamento de tarefas; 1.7. Problemas de Cobertura.
Método de Avaliação
Duas opções: 1.Avaliação Periódica: trabalho de grupo (30%), no máximo 4 elementos; teste intermédio (20%); um teste final (50%). Nota do teste final >= 7.5 Aprovação: média >= 9.5; Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas. 2. Avaliação por Exame Final; Em ambas, os alunos poderão ser sujeitos a uma prova oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis. 3rd edition, South Western. Ragsdale, C.T. (2021). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis: A practical introduction to Business Analytics.. 9td edition, Cengage Learning Inc.South Taha, Hamdy A. (2017), Operations Research: an introduction, 10th ed., Pearson ? Prentice Hall. Murty, K. Junior Level Web-Book for Optimization Models for decision Making, Chapter 9, pp 425-510. Korte, B. and Vygen, J. (2018). Combinatorial Optimization: Theory and Algorithms, 6th edition, Springer. Wolsey, L.A. (1998). Integer Programming, Wiley-Blackwell. Pinedo, M.L. (2016). Scheduling: Theory, Algorithms, and Systems, 5th edition, Springer.: