Currículo
Gestão do Retalho L5048
Contextos
Groupo: Gestão Industrial e Logística > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender a importância e o papel da Gestão do Retalho 2. Identificar os tipos de retalhistas e as suas características, com destaque para a realidade portuguesa 3. Compreender opções estratégicas no retalho 4. Resolver problemas de localização em retalho. 5. Compreender o processo de gestão do merchandising 6. Identificar os principais desafios na gestão de uma loja.
Programa
1. A Gestão do Retalho . Introdução ao mundo do retalho; . Tipos de retalhistas; . O retalho em Portugal (e na Europa); . Retalho multicanal . O comportamento na compra; 2. Teoria dos Canais de Distribuição (Bucklin) 3. Estratégia empresarial no retalho . Construção de vantagens competitivas; . Definição e medição de objectivos; . Localização no retalho; . A gestão dos relacionamentos (cliente e fornecedor) no retalho; . Internacionalização do Retalho 4. Gestão do merchandise . Gestão do sortido; . Planeamento das compras; . Pricing no retalho; 5. Gestão da loja . Actividades de loja; . Layout, design e apresentação; . Serviço ao cliente. . Loja on-line (B2C)
Método de Avaliação
A) Avaliação Contínua: 1. Participação nas aulas (10%) 2. Trabalho grupos - casos curtos (20%) 3: Trabalho grupos - casos abrangentes (10%) 4. Frequência individual intercalar sem consulta (10%) 5. Teste final individual sem consulta (50%) Aprovação é obtida com a média ponderada das cinco componentes com valor igual ou superior a 10 em 20 e um mínimo de 8 valores em cada componente B) Exame final: individual sem consulta (100%). Aprovação com valor igual ou superior a 10 em 20.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Levy, Michael e Weitz, Barton A., 2007, Retailing Management, 8th edition, McGraw-Hill. (support) - Berman, Barry & Joel R. Evans (2013). Retail Management: International Edition. Pearson (12th edition), UK. :
Secundária
- . Peris, Salvador Miquel Peris; Guerrero, Francisca Parra; Lhermie, Christian e Romero, Mª José Miquel; 1999; Distribution Comercial; 3ª Edición, ESIC - Madrid. . Paz, Hugo Rodolfo; 2000; Canales de Distribucion, estratégia y logística comercial; 2ª Edición; Ugerman Editor. . Fernie, J.; Fernie, S.; Moore, C.; 2003; Principles of Retailing ; Butterworth Heinemann, London. . Coughlan, A.T.; Anderson, E.; Stern, L.W., El-Ansary, A.I.; 2006; Marketing Channels (Seventh Edition); (Pearson International) Prentice Hall. . Johnston, Robert, Clark, Graham & Michael Shulver (2012). Service Operations Management, Improving Service delivery. Pearson (4th edition), UK. :