Currículo

Comunicação, Cultura e Identidade Organizacional L5059

Contextos

Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Desenvolver estratégias de promoção da eficácia da comunicação individual e grupal; OA2. Diagnosticar a dinâmica da comunicação organizacional e identificar estratégias para a sua otimização; OA3. Caracterizar o papel da comunicação na gestão da cultura e da identidade organizacional.

Programa

CP1. A dinâmica da comunicação interpessoal e grupal 1. Processos e dinâmicas de comunicação interpessoal 2. Competências e estilos de comunicação interpessoal: do auto-diagnóstico ao desenvolvimento pessoal 3. Comunicação nos grupos: optimizar a dinâmica, melhorar os resultados CP2. Comunicação organizacional 1. Abordagens à comunicação organizacional 2. A perspectiva das redes 3. Canais e instrumentos de comunicação: o papel dos sistemas de informação 4. O diagnóstico da comunicação interna 5. Comunicação e mudança organizacional: a perspectiva da prontidão CP3. Gestão da identidade organizacional 1. Perspectivas da identidade organizacional: organizações como entidades ou como processos 2. O papel da visão no desempenho organizacional 3. O lado externo da identidade: imagem e reputação

Método de Avaliação

1 - Um trabalho de grupo (40% ), a apresentar em aula 2 - Uma frequência escrita, individual (60% ). Os alunos que não realizem qualquer destas componentes da avaliação ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final. Os estudantes que optem por não efectuar quaisquer dos trabalhos ou apresentações ou que tenham sido excluídos da avaliação contínua poderão efectuar um exame final que corresponderá a 100% da avaliação final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre