Currículo

Comportamento Organizacional (Lgrh) 03846

Contextos

Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1-Reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional, dando exemplos situados nos diversos níveis de análise OA2-Identificar características individuais relevantes para o trabalho e suas consequências para o desempenho OA3-Explicar o papel das emoções no contexto de trabalho e como regulá-las OA4-Dar exemplos de fatores que afetam o bem-estar e o stress no trabalho OA5-Explicar os processos de natureza motivacional que ocorrem em contexto organizacional OA6-Descrever os processos de trabalho em grupo e suas consequências para o desempenho OA7-Explicar como os processos de liderança afetam o comportamento de indivíduos e grupos no trabalho OA8-Diferenciar tomada de decisão individual e grupal, dando exemplos de vantagens e desvantagens associadas às mesmas OA9-Explicar como os processos de influência social e poder nas organizações moldam o comportamento OA10-Descrever como a cultura e o clima organizacionais afetam o comportamento nas organizações.

Programa

Módulo A. O estudo dos fatores humanos na gestão: níveis de análise e dinâmica do comportamento organizacional Módulo B. Nível individual Diversidade e diferenças individuais Emoções no trabalho Bem-estar e stress no trabalho Motivação no trabalho Módulo C. Nível Grupal Trabalho em equipa e desempenho Liderança de equipas Processos de tomada de decisão individual e grupal Módulo D. Nível organizacional Influência social e poder nas organizações Cultura e clima organizacional

Método de Avaliação

A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 2/3 das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora. Neves, J. Caetano, A., & Ferreira, J.M.C (2020). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo. Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational Behavior - 18Th Edition. Edinburghgate, Harlow: Pearson Education.:

Secundária

  • Cialdini. R. (2018). Dominar a ciência da persuasão. In HBR 10 Artigos Essenciais - Comunicação. Actual Editora. Cohen, A. (2016). Are they among us? A conceptual framework of the relationship between the dark triad personality and counterproductive work behaviors (CWBs). Human Resource Management Review, 26(1), 69-85. Daniel, R. I., John, R. H., & Michael, J. (2005). Teams in organizations: From input-process-output models to IMOI models. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 56, 517-543. Deci, E. L., Olafsen, A. H., & Ryan, R. M. (2017). Self-determination theory in work organizations: the state of a science. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4, 19-43. La Torre, G., Esposito, A., Sciarra, I., & Chiappetta, M. (2019). Definition, symptoms and risk of techno-stress: a systematic review. International Archives of Occupational and Environmental Health, 92(1), 13-35. LeBreton, J. M., Shiverdecker, L. K., & Grimaldi, E. M. (2018). The Dark Triad and Workplace Behavior. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5, 387-414. Mathieu, J., Maynard, M. T., Rapp, T., & Gilson, L. (2008). Team effectiveness 1997-2007: A review of recent advancements and a glimpse into the future. Journal of Management, 34(3), 410-476. Silva, S. A. & Tavares, S. M. (2012). Saúde e bem-estar no trabalho. In A. L. Neves, e R. F. Costa (Coords.), Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: Editora RH. Warrick, D. D. (2017). What leaders need to know about organizational culture. Business Horizons, 60(3), 395-404. Zapf, D., Kern, M., Tschan, F., Holman, D., & Semmer, N. K. (2021). Emotion work: A work psychology perspective. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 8, 139-172.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre