Currículo

Escrita de Textos Técnicos e Científicos 00665

Contextos

Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1

Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Desenvolver competências de identificação e compreensão dos processos básicos de produção de conhecimento técnico e científico. OA2. Conhecer, identificar e resumir, os procedimentos comuns subjacentes ao texto técnico e cientifico. OA3. Identificar a estrutura da escrita de relatórios técnicos e textos científicos. OA4. Saber utilizar Normas APA na escrita de textos técnicos e científicos (normas em dissertações e teses no Iscte). Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: • Discussões em grupo; • Exposição e defesa oral; • Análise de textos; • Apresentações de projeto; • Reflexão individual.

Programa

CP1: Introdução à investigação científica: conceitos e processos. Perguntas de Investigação. Processos: etapas (Identificação do problema; Revisão da literatura; Definição de objetivos e hipóteses; Seleção da metodologia; recolha e seleção de fontes; Análise de dados; Conclusões e recomendações). CP2: Técnicas de resumo e análise de artigos científicos. Identificação de fontes relevantes, avaliação da literatura e síntese de informações. Ética, consentimento informado, confidencialidade e integridade na investigação. Métodos de recolha de dados. CP3: Estrutura e organização de trabalhos de investigação: elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, resumo, palavras-chave, índice), textuais (introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão) e pós-textuais (conclusão, referências, apêndices, anexos). Elaboração de estrutura com base em temas fornecidos pelo docente. CP4: Aplicação das Normas APA na escrita científica e relatórios académicos.

Método de Avaliação

A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da escrita de textos, em contexto académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da escrita técnica e científica, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual: Atividades em grupo (70%) [os estudantes são organizados em grupos de 4 elementos, constituídos de forma aleatória]. 1- Discussões em grupo com estudos de caso (20%): Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de texto; o(s) problema(s) de investigação, as hipóteses, metodologias utilizadas e fontes de dados. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas(Tempo/grupo: apresentação- 3 min.; debate- 5 min.). Avaliação (oral): baseada na participação ativa, na qualidade da análise e na clareza da apresentação. 2 - Exercícios de pesquisa e aplicação das normas APA (20%). Descrição: Os estudantes realizam exercícios práticos de pesquisa em contexto (temático) de referências bibliográficas, de formatação das mesmas e citação segundo as Normas APA. Avaliação (trabalho escrito a submeter no moodle): Os exercícios serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com as Normas APA. 3 - Simulações de Apresentações de Projetos (30%): Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (Tempo/grupo: apresentação 3 min.; debate: 5 min.). O trabalho é depois revisto seguindo os comentários. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito/digital a submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. Atividades individuais (30%): 1 - Resumo de artigo científico (20%). Descrição: Cada estudante deverá ler e resumir um artigo científico. Avaliação: Os resumos realizados presencialmente em aula, serão avaliados na sua capacidade de identificação e síntese dos elementos essenciais do texto. 2 - Participação nas atividades ao longo do semestre (10%). Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, o estudante deve estar presente em 80% das aulas ter mais de 7 (sete) valores em cada uma das avaliações. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edição APA. Macagno, F. & Rapanta, C. (2021). Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias, estilo, artigos e papers. Pactor. Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books.:

Secundária

  • Cottrell, S. (2005). Critical thinking skills: developing effective analysis and argument. Palgrave McMillan. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications. D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6. Duarte, N. (2008). The art and science of creating great presentations. O'Reilly Media.Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications. Hofmann, A. (2016). Scientific writing and communication: papers, proposals, and presentations. Oxford University Press. Kuhn, Deanna (1991). The skills of argument. Cambridge University Press. Marcos, I.(2016). Citar e referenciar: o uso ético da informação. http://hdl.handle.net/10400.2/3929 Martínez, J. (2016). Cómo buscar y usar información científica: Guía para estudiantes universitários. Santander. http://hdl.handle.net/10760/29934 OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT Genebra. OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT Genebra. Rapanta, C., Garcia-Mila, M., & Gilabert, S. (2013). What is meant by argumentative competence? An integrative review of methods of analysis and assessment in education. Review of Educational Research, 83(4), 483-520. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress. Rodrigues, A. D. (2005). A Partitura invisível. Para uma abordagem interacional da linguagem. Colibri. Swales, J. M., & Feak, C. B. (2012). Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. University of Michigan Press. Umberto, E. (2016). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença. Manuais: http://www.apastyle.org/ http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre