Currículo
Introdução ao Design Thinking 04539
Contextos
Groupo: GRH - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade. OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
Programa
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h) CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h) CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h) CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Método de Avaliação
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre • Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula. • Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade. • Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo. Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação. A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons. Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press. Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6:
Secundária
- Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383. Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009. Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79. Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ: