Currículo

Ciência, Poder e Sociedade do Renascimento aos Nossos Dias HCPC

Contextos

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 3.º Ano - 2.º Semestre

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 2.º Ano - 2.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

0A1. Familiarizar os estudantes com as principais mudanças que caracterizaram a ciência entre os séculos XV e XXI OA2. Compreender as relações entre ideias, instituições científicas e estruturas sociais OA3. Avaliar o impacto social da consciência da importância da ciência e da técnica numa perspetiva histórica OA4. Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica OA5. Aprender a comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas.

Programa

1.Ciência e Modernidade 2.Novos Mundos, Descobertas e Métodos: livros, observações astronómicas e microscópicas e experimentação 3.A Reconstrução da Filosofia Natural: do naturalismo renascentista à síntese newtoniana 4.A confessionalização da ciência 5.Os atores da ciência e a institucionalização da ciência nos séculos XVI a XVIII 6.A arte da guerra, a construção do Estado e a inovação técnica 7.O legado de Newton na Europa iluminista. As culturas newtonianas, Ilustração e industrialização da Europa. A secularização da ciência 8.A formação de uma cultura tecnocrata. Estados-Nação, ciência e técnica. A dimensão colonial da ciência e técnica europeia 9.Século XIX: da Filosofia Natural à especialização das ciências 10.A dimensão pública da ciência: ensino, novos públicos e popularização 11.Big Science e a política científica no século XX 12.A ciência e a tecnologia no quotidiano 13.A era do Antropoceno. Os desafios do futuro

Método de Avaliação

Aulas teóricas, seguidas de aulas práticas de discussão de textos e documentos. | Duas modalidades: 1. Avaliação periódica: Participação nas aulas (10%); 2 recensões críticas de material discutido na AP (máx. 1200 palavras); teste escrito (50%) 2. Exame: exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • BOWLER, Peter J. e MORUS, Iwan Rhys, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago / Londres, The University of Chicago Press, 2005. EDE, Andrew e CORMACK, Lesley B., A History of Science in Society. From Philosophy to Utility, Toronto, University of Toronto Press, 2012. GINGRAS, Yves, KEATING, Peter e LIMOGES, Camille (Org.), Do escriba ao sábio: os detentores do saber da Antiguidade à Revolução Industrial, Porto, Porto Editora, 2017. HENRY, John, A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.:

Secundária

  • BASALLA, George, A Evolução da Tecnologia, Porto, Porto Editora, 2003. BIAGIOLI, Mario, Galileu, Cortesão. A Prática da Ciência na Cultura do Absolutismo, Porto, Porto Editora, 2006. BOOMGAARD, Peter (ed.), Empire and science in the making: Dutch colonial scholarship in comparative global perspective, 1760-1830, Nova York, Palgrave Macmillan, 2013. BROOKE, John Hedley, Ciência e Religião. Algumas Perspectivas históricas, Porto, Porto Editora, 2003. BRUSH, Stephen G., History of Modern Science, A Guide to the Second Scientific Revolution, 1800-1950, Ames, Iowa State University Press, 1988. CANTOR, Geoffrey, GOODAY, Graeme, DAWSON, Gowan, NOAKES, Richard, SHUTTLEWORTH, Sally e TOPHAM, Jonathan, Reading the Magazine of Nature: Science in the Nineteenth-Century Periodical , Cambridge, Cambridge University Press, 2004. CAHAN, David (ed.), From Natural Philosophy to the Sciences. Writting the History of Nineteenth-Century Science, Chicago, University of Chicago Press, 2003. CAROLINO, Luís Miguel, Geo-Heliocentric Controversies. The Jesuits, Tycho Brahe, and the Confessionalisation of Science in Seventeenth Century Lisbon, Veneza, Edizioni Ca' Foscari - Venice University Press, 2023. CASINI, Paolo, Newton e a Consciência Europeia, São Paulo, Unesp, 1995. CIPOLLA, Carlo C., Canhões e Velas na primeira fase da Expansão europeia (1400-1700), Lisboa, Gradiva, 1989. CLARK, William, GOLINSKI, Jan e SHAFFER, Simon, The Sciences in Enlightened Europe, Chicago, University of Chicago Press, 1999. DASTON Lorraine e PARK, Katharine (eds.), Cambridge History of Science. Volume 3: Early Modern Science, Cambridge, Cambridge University Press, 2006. DEAR, Peter, Revolutionizing the Sciences. European Knowledge and Its Ambitions, 1500-1700, Princeton, Princeton University Press, 2001. DOBBS, Mary Jo Teeter e JACOBS, Margaret, Newton and the culture of Newtonianism, Amherst, Humanity Books, 1994. FARA, Patricia, Science. A Four Thousand Year Story, Oxford, Oxford University Press, 2010. FEINGOLD, Mordechai, The mathematicians' apprenticeship. Science, universities and society in England, 1560-1640, Cambridge, Cambridge University Press, 1984. FEINGOLD, Mordechai (ed.), Jesuit Science and the Republic of Letters, Cambridge, The MIT Press, 2003. FEINGOLD, Mordechai e NAVARRO-BOTONS, Víctor (eds.), Universities and Science in the Early Modern Period, Dordrecht, Springer, 2006. FELDHAY, Rivka. Galileo and the Church. Political Inquisition or Critical Dialogue?, Cambridge, Cambridge University Press, 1995. GALISON, Peter, Os relógios de Einstein e os mapas de Poincaré, Lisboa, Gradiva, 2005. GASCOIGNE, John, Science and the State. From the Scientific Revolution to World War II, Cambridge, Cambridge University Press, 2019. GAUKROGER, Stephen, The Emergence of a Scientific Culture. Science and the Shaping of Modernity, 1210-1685, Oxford, Oxford University Press, 2006. GESTEIRA, Heloisa Meireles, CAROLINO, Luís Miguel e MARINHO, Pedro (Org.), Formas do Império. Ciência, Tecnologia e Política em Portugal e no Brasil. Séculos XVI ao XIX, São Paulo, Paz e Terra, 2014. GINGRAS, Yves, Science and Religion. An Impossible Dialogue, Cambridge, Polity Press, 2017. GOODMAN, David e RUSSELL, Colin A., The Rise of Scientific Europe, 1500-1800, Londres, The Open University, 1991. GRANADA, Miguel Ángel, Sfere Solide e Cielo Fluido. Momenti del Dibattito Cosmologico nella Seconda Metà del Cinquecento, Milão, Guerini e Assciati, 2002. GRANADA, Miguel Ángel (ed.), Novas y Cometas entre 1572 y 1618: Revolución Cosmológica y Renovación Política y Religiosa, Barcelona, Universitat de Barcelona, 2012. GRANT, Edward, Os Fundamentos da Ciência Moderna na Idade Média, Porto, Porto Editora, 2002. HANKINS, Thomas, Ciência e Iluminismo, Porto, Porto Editora, 2004. HARD, Mikael e JAMISON, Andrew, Hubris and Hybrids. A Cultural History of Technology and Science, Londres, Routledge, 2005. HEADRICK, Daniel R., Power Over Peoples. Technology, Environments, and Western Imperialism, 1400 to the Present, Princeton e Oxford, Princeton University Press, 2010. JACOB, Margaret C., Scientific Culture and the Making of Industrial West, Nova York / Oxford, Oxford University Press, 1997. JACOB, Margaret C. e STEWART, Larry, Practical Matter. Newton's Science in the Service of Industry and Empire, Cambridge Mass, Harvard University Press, 2004. KUHN, Thomas S., A Revolução Copernicana, Lisboa, Edições 70, 1990. MCCLELLAN, James E., Science Reorganized. Scientific Societies in the eighteenth century, Nova York, Columbia University Press, 1985. MCCLELLAN, James E. e REGOURD, François, The Colonial Machine: French Overseas Expansion in the Old Regime, Turnhout, Brepols, 2011. MCMULLIN, Ernan (ed.), The Church and Galileo, Notre Dame, University of Notre Dame Press, 2005. MERTON, Robert K., Science, Technology and Society in Seventeenth-Century England, Nova York, Howard Fertig, 2001. NAVARRO, Víctor, "Edad Moderna" in J. Ordónez, V. Navarro, JM. Sanchez Ron, Historia de la Ciencia, 2ªed., Madrid, Editorial Espasa Calpe, 2008, pp. 207-373. NYE, Mary Jo (ed.), .), Cambridge History of Science. Volume 5: The Modern Physical and Mathematical Sciences, Cambridge, Cambridge University Press, 2002. OMODEO, Pietro Daniel, Copernicus in the Cultural Debates of the Renaissance: Reception, Legacy, Transformation, Leiden, Brill, 2014. OSLER, Margaret J., Reconfiguring the World. Nature, God, and the Human Understanding from the Middle Ages to Early Modern Europe, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 2010. PAPANELOPOULOU, Faidra, NIETO-GALAN, Agusti e PERDIGUERO, Enrique (eds.), Popularizing Science and Technology in the European Periphery, 1800-2000, Aldershot, Ashgate, 2009. PESTRE, Domenique (ed.), Histoire des Sciences et des Savoirs, 3 volumes, Paris, Éditions du Seuil, 2015. PORTER, Roy (ed.), Cambridge History of Science. Volume 4: Eighteenth-Century Science, Cambridge, Cambridge University Press, 2003. POSKETT, James, Horizontes. Uma História Global da Ciência. As Origens Globais da Ciência Moderna, Lisboa, Lisboa, Editorial Bertrand, 2022. RAJ, Kapil, Relocating Modern Science. Circulation and the Construction of Knowledge in South Asia and Europe, 1650-1900, Nova York, Palgrave Macmillan, 2007. RANDLES, W.G.L. The Unmaking of the Medieval Christian Cosmos, 1500-1760: From Solid Heavens to Boundless Aether, Aldershot, Ashgate, 1999. REDONDI, Pietro, Galileo Heretic, Londres, Penguin Press, 1987. ROSSI, Paolo, El Nacimiento de la Ciencia Moderna en Europa, Barcelona, Crítica, 1998. SECORD, James A., "Knowledge in transit", Isis, 95 (2004), 654-672. SIMÕES, Ana, DIOGO, Maria Paula e GAVROGLU, Kostas (eds.), Sciences in the Universities of Europe, nineteenth and twentieth Centuries, Dordrechet, Springer, 2015. WOOTON, David, A Invenção da Ciência. Nova História da Revolução Científica, Lisboa, Temas e Debates, 2017.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre