Currículo

Atitudes e Mudança de Atitudes L5210

Contextos

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 3.º Ano - 2.º Semestre

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 2.º Ano - 2.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1- Identificar os vários tipos de medidas das atitudes. OA2- Descrever a estrutura e funções das atitudes. OA3- Explicar o impacto do comportamento nas atitudes e o impacto das atitudes no comportamento. OA4- Descrever os modelos de mudança de atitudes e aplicá-los a situações concretas.

Programa

CP1- O conceito de atitude e os conceitos com ele relacionados. CP2- A medida das atitudes - Atitudes implícitas e explícitas. CP3- A estrutura e funções das atitudes. CP4- O impacto das atitudes no comportamento. CP5- O impacto do comportamento nas atitudes. CP6- Formação e mudança de atitudes. CP7- A comunicação persuasiva. CP8- Atitudes, afeto e processamento da informação.

Método de Avaliação

A UC pode ser concluída através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: 1) prova escrita individual (65% nota final); 2) trabalho de grupo oral - apresentação de artigo nas TP (10% nota final); 3) trabalho de grupo escrito (25% nota final). Em 1) e 3) é exigida a nota mínima de 9,5 valores (0 a 20 valores) para aproveitamento. Exame final: pondera a 100% para nota final. As notas das avaliações ao longo do semestre não são tidas em conta em exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 110.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Hogg, M. A., Vaughan, G. M. (2021). Social Psychology (9th edition). Pearson. Lima, M. L. & Correia, I. A. (2013). Atitudes: Medida, estrutura e funções. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª Ed., pp. 201-243). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Poeschl, G. (2013). A persuasão. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª Ed., pp. 325-363). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Rozenkowska, K. (2023). Theory of planned behavior in consumer behavior research: A systematic literature review. International Journal of Consumer Studies, 47(6), 2670–2700. https://doi.org/10.1111/ijcs.12970 Vaidis, D.C. & Bran, A. (2019). Respectable Challenges to Respectable Theory: Cognitive Dissonance Theory Requires Conceptualization Clarification and Operational Tools. Frontiers in Psychology, 10:1189. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01189:

Secundária

  • Ajzen I. (2011). The theory of planned behaviour: reactions and reflections. Psychology & Health, 26(9), 1113–1127. https://doi.org/10.1080/08870446.2011.613995 Ajzen, I., & Fishbein, M. (1980). Understanding attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice-Hall. Albarracín, D., & Vargas, P. (2010). Attitudes and persuasion: From biology to social responses to persuasive intent. In S. T. Fiske, D. T. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th ed., pp. 394–427). John Wiley & Sons, Inc.. https://doi.org/10.1002/9780470561119.socpsy001011 Banaji, M. R., & Heiphetz, L. (2010). Attitudes. In S. T. Fiske, D. T. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th ed., pp. 353–393). John Wiley & Sons, Inc.. Greenwald, A. G., McGhee, D. E., & Schwartz, J. K. L. (1998). Measuring individual differences in implicit cognition: The Implicit Association Test. Journal of Personality and Social Psychology, 74, 1464-1480. Steinmetz, H., Knappstein, M., Ajzen, I., Schmidt, P., & Kabst, R. (2016). How effective are behavior change interventions based on the theory of planned behavior? A three-level meta-analysis. Zeitschrift für Psychologie, 224(3), 216–233. https://doi.org/10.1027/2151-2604/a000255 Os estudantes terão de consultar Bibliografia adicional para o trabalho de grupo escrito e para a apresentação oral.:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre