Currículo
Métodos de Investigação Quantitativos L5215
Contextos
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 2.º Ano - 1.º Semestre
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 3.º Ano - 1.º Semestre
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 2.º Ano - 2.º Semestre
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 3.º Ano - 2.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de OA1. Definir e distinguir os diversos planos de estudos quantitativos. OA2. Diferenciar diversos tipos de instrumentos de medição de cognições, atitudes e comportamentos. OA3. Seleccionar e avaliar a qualidade das variáveis manipuladas, controladas e medidas. OA4. Identificar as diferentes fases da pesquisa correlacional: construção do instrumento de medida, definição da amostra e procedimentos de aplicação. OA5. Identificar as diferentes fases da pesquisa experimental: desenhar planos experimentais, identificar diversos tipos de manipulação e controlo de variáveis. OA6. Descrever e interpretar os resultados da pesquisa quantitativa. OA7. Aplicar os princípios éticos da investigação à pesquisa quantitativa em Psicologia OA8. Avaliar criticamente a qualidade da investigação quantitativa. OA = Objectivo de aprendizagem
Programa
CP1. Planos correlacionais, experimentais e quasi-experimentais. CP2. Planos experimentais (inter-sujeitos e intra-sujeitos). CP3. Planos experimentais multifactoriais. CP4. Problemas de medição e de manipulação de variáveis. CP5. Procedimentos na construção e selecção de instrumentos de medida. CP6. Inquéritos: Construção e recolha dos dados. CP7. Princípios éticos na investigação. CP8. Análise crítica da pesquisa quantitativa. CP = Conteúdos Programáticos
Método de Avaliação
Nas condições vigentes no RGACC, o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre. Para realizar este tipo de avaliação o/a estudante deverá: -Perfazer os créditos necessários de participação em estudos no LAPSO (3 horas no sistema SPI) ou trabalho equivalente (5%); -Realizar um trabalho de grupo (35%); -Realizar perguntas acerca dos textos das aulas PL (em grupo, 10%); -Realizar um teste individual no final do semestre (50%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. OU 2. Avaliação por exame (100%). Este exame incluí todos os conteúdos abordados e será disponibilizado a todos/as os/as estudantes que não pretendam realizar a avaliação ao longo do semestre ou que não tenham Aprovação requer mínimo de 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 110.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Aidley, D. (2018). Introducing quantitative methods - A practical guide. Bloomsbury Publishing Breakwell, G. M., Wright, D. B., & Barnett, J. (2020). Research methods in psychology. SAGE Cooper, H. C. (2020). Reporting quantitative research in psychology: How to meet APA style journal article reporting standards. American Psychological Association Haslam, S. A., McGarty, C., Cruwys, T., & Steffens, N. K. (2024). Research methods and statistics in psychology. SAGE:
Secundária
- Lima, M. L. & Bernardes, S. (2013). Métodos de investigação em psicologia social. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (9ª ed., pp. 1-41). Fundação Calouste Gulbenkian. Lopes, D. & Pinto, I. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica (pp. 235-295). Edições Silabo. Para além destas obras, serão atribuídos artigos científicos especificamente para os trabalhos.: