Currículo

Empreendedorismo II - o Processo Empreendedor: Inovação na Prática 01550

Contextos

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância do empreendedorismo no desenvolvimento da carreira; Caracterizar as fases do processo empreendedor, identificando as características e tarefas a cumprir em cada uma delas; Desenvolver uma ideia de negócio aplicada à área de formação.

Programa

1. O empreendedorismo como estilo de vida e oportunidade de carreira; 2. As fases e actividades do processo empreendedor; 3. Modelos de reconhecimento de oportunidades de negócio; 4. Definição e investigação do espaço de oportunidade; 5. Validação da oportunidade de negócio; 6. Decisão para fundar um negócio; 7. As ideias de negócio ao serviço da inovação.

Método de Avaliação

Trabalho individual final: 50% Trabalho de grupo: 40% Participação: 10% Ao aluno em avaliação contínua é exigido uma assiduidade minima de, pelo menos 2/3 das aulas. Conclusão do curso online - obrigatório

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 40.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso (3ª Edição). Rio de Janeiro: LTC. Dornelas, J. (2015). Empreendedorismo na Prática Leonardo, A. (2015). Faz acontecer. Lisboa: Esfera dos Livros. Vários autores (2011). Portugal Primeiro - Empreendedores precisam-se! Lisboa: Edições Sílabo. Sarkar, Soumodip (2014). Empreendedorismo e Inovação - 3ª edição. Lisboa: Escolar Editora. :

Secundária

  • Shane, S. (2000). Prior Knowledge and the Discovery of Entrepreneurial Opportunities. Organizational Science, 11, 448 -469. Shane, S. & Venkataraman, S. (2000). The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, 25, 217-226. Baron, R., & Ensley, M. (2006). Opportunity Recognition as the Detection Meaningful Patterns: Evidence from Comparisons of Novice and Experienced Entrepreneurs. Management Science, 52, 1331 ? 1344. Baron, R. (2006). Opportunity Recognition as Pattern Recognition: How Entrepreneurs ?Connect the Dots? to Identify New Business Opportunities. Academy of Management Perspectives, February, 104 ? 119. Baron, R. & Shane, S. (2005). Entrepreneurship? A process perspective. Cincinnati, Ohio: Thomson. Rae, D. (2007). Entrepreneurship from opportunity to action. Basingstoke: Palgrave MacMillan. Correia Santos, S., Curral, L., & Caetano, A. (2010). Cognitive maps in early entrepreneurship stages: From motivation to implementation. International Journal of Entrepreneurship and Innovation, 11 (1). :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre