Currículo
Sistemas de Informação: Bibliotecas e Arquivos 00277
Contextos
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1- Caracterizar os diferentes tipos de sistemas de informações OA2- - Identificar e tomar uma posição informada sobre os meios e possibilidades de acesso à informação. OA3-Descrever procedimentos para localização e acesso à documentação, em particular em arquivos históricos. OA4-Definir conceitos relacionados com os conteúdos leccionados. 0A5 - Dimensionar políticas e estratégias de conservação documental
Programa
CP1- Teoria e história da informação e da documentação. O processo informativo-documental. A mensagem documental. CP2- O documento. CP3- Organização da actividade documental. Centros de informação e documentação: planificação técnica geral. CP4- Arquivos e arquivística. Percurso histórico do arquivo e da arquivística. Conceitos de arquivo e de documento de arquivo. Objectivos dos arquivos. Arquivos correntes, intermédios e históricos. Consultabilidade dos documentos. Organização do arquivo. Sistema português de arquivos. CP 5 - A descrição arquivística. Uma introdução CP6- Arquivos de imagem e Arquivos digitais CP7- Bibliotecas e biblioteconomia. Percurso histórico da biblioteca e da biblioteconomia. Tipologia bibliotecária. A biblioteca pública. Organização da biblioteca CP8- A pesquisa de informação em arquivo e na biblioteca CP9- A pesquisa de informação na WEB e em bases de dados.
Método de Avaliação
O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências específicas relativas à pesquisa de informação é desenvolvido através da realização de visitas de estudo e de trabalhos, preferencialmente em pequenos grupos. | 1. Avaliação periódica: a) Preparação de um trabalho temático de grupo, com apresentação oral em aula e entrega de uma síntese (25% em cada uma das componentes). b) Questionário escrito abrangendo a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente (Ponderação: 50%). N.B. - O aluno necessita de ter nota superior a igual a 8 em cada uma das componentes de avaliação 2. Exame final Prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Usherwood, Bob (1999), A Biblioteca Pública como Conhecimento Público, Lisboa, Caminho Silva, Armando Malheiro da (2006), A Informação. Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico, Porto. Ed. Afrontamento Silva, Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Ramos, et all (1999), Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação, Porto, Afrontamento Rousseau, Jean-Yves et all. (1998), Os fundamentos da disciplina arquivística, Lisboa, D.Quixote Ribeiro, Fernanda (2003), O acesso à informação nos arquivos, 2 volumes, Lisboa, FCG/FCT López Yepes, J. (1995), La documentación como disciplina. Teoria e historia, Pamplona, Eunsa Eco, Umberto (2002), A Biblioteca, Lisboa, Difel Chaumier, Jacques (1993), Les Techniques Documentaires, Paris, Puf Carrión Gúties, Manuel (2002), Manual de Bibliotecas, Madrid, F. G. Sánchez Ruipérez:
Secundária
- McMurtrie, Douglas C. (1982), O Livro: impressão e fabrico, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Lodolini, E. (1986), Archivistica. Principi e problemi, Milão, Franco Angeli Leal, Maria José da Silva e Pereira, Miriam Halpern, coord. (1988), Arquivo e Historiografia. Colóquio sobre as fontes da História Contemporânea portuguesa, Lisboa, INCM Hildesheimer, Françoise (1984), Les archives? Pourquoi ? Comment ?, Paris Éditions de l´Érudit Guinchat, Claire e Menou, Michel (1985), Introduction générale aux sciences et techniques de l'information et de la documentation, Paris, Presses de l'UNESCO Damas, Carlos (2009), «Arquivos Históricos Empresariais: um património à deriva?», in: Desenvolvimento Económico e Mudança Social. Portugal nos últimos dois séculos, organização de J. V. Serrão, Magda Pinheiro e Fátima Sá e Melo Ferreira, Lisboa, ICS, pp. 663-684 Cabral, Maria Luísa (2003), Amanhã é sempre longe demais: crónicas de preservação & conservação, Lisboa, Gabinete de Estudos de A&B. Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas - A Informação em Tempo de Mudança - Actas, Porto, BAD, 1985, 2 vols. Alves, Ivone, et al. (1993), Dicionário de terminologia arquivística, Lisboa, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro AA.VV. (2004), Olhares cruzados entre arquivistas e historiadores, Lisboa, IAN/TT: