Currículo
Técnicas de Comunicação 02255
Contextos
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Facultativas
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Adquirir conhecimentos e ferramentas para a observação, descrição e compreensão de situações e fenómenos que enquadram a atividade comunicativa. OA2. Desenvolver competências para a comunicação em contextos multiculturais. OA3. Aplicar as competências adquiridas em casos práticos, através de comunicação oral e escrita. OA4. Utilizar as competências de forma proativa, tendo presente o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos mobilizados na atividade comunicativa.
Programa
CP 1- Condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa: modalidades, normas implícitas e explícitas e constrangimentos da atividade comunicativa em diferentes contextos; CP 2- Etnometodologia da atividade comunicativa: interpretação de enunciados baseada em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais. CP 3- Observação da comunicação verbal e não-verbal: análise de gestos, postura, expressões faciais, contato visual (elementos da comunicação em interação, de reforço ou substituição da mensagem explicitada por palavras) CP 4- Importância da escuta ativa na comunicação nos diferentes contextos culturais (interpretação e análise de fenómenos)
Método de Avaliação
A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto académico e profissional. A primeira aula expositiva proporciona as bases teóricas sobre os conteúdos da comunicação enquanto processo que utiliza mecanismos verbais, para-verbais e extravertais, nas diferentes situações internacionais. As aulas seguintes envolvem discussões em grupo, exercícios práticos de observação, interpretação e análise de fenómenos, incentivando a reflexão crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenvolvimento de soluções envolvendo a atividade comunicativa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
Secundária
- •: • • •