Currículo
Sociologia do Consumo e dos Estilos de Vida L5132
Contextos
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 3.º Ano - 1.º Semestre
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas Interdisciplinares > 2.º Ano - 1.º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a) aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias da mudança social contemporânea, na sua especificação dos temas consumo e estilos de vida. b) aquisição de conhecimentos sobre as questões metodológicas e conceptuais da abordagem dos temas consumo e estilos de vida. c) aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias sociológicas do consumo. d) aquisição de conhecimentos teóricos e empíricos sobre os principais temas de pesquisa que envolvem as questões do consumo e dos estilos de vida no contexto da mudança societal actual. e) desenvolvimento de competências metodológicas de operacionalização de teorias e conceitos na análise qualitativa do consumo e dos estilos de vida aplicada à realidade portuguesa.
Programa
1. Consumo, estilos de vida e teorias da mudança social contemporânea 1.1. Fordismo e pós-fordismo. - 1.2. Flexibilidade. 1.3. Globalização. 1.4. Reflexividade. 1.5. Esteticização. 1.6. Individualização. 2. Questões conceptuais e metodológicas da abordagem sociológica do consumo e estilos de vida. 3. Teorias do consumo 3.1 A "massificação do consumo" e mercadorização da cultura 3.2. A "sociedade de consumo" e a ideia de "valor-signo" 3.3. Distinção e "habitus" 3.4. A "mcdonaldização" da sociedade 3.5. A cultura do consumo. 4. Temas de seminário 4.1. Consumo de alimentação: fast-food e slow-food 4.2. Os espaços comerciais e de consumo: pequeno comércio, grandes superfícies, centros comerciais e comércio electrónico. 4.3. Consumo, publicidade e cultura promocional. 4.4. Consumo de turismo: evolução histórica do turismo. 4.5. Consumo de tecnologia e tecnologias de consumo. 4.6. Consumo e cidadania.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre (sendo necessária a frequência de pelo menos 2/3 das aulas): a) Preparação e realização de exposição de materiais do ponto 4, trabalho de grupo com avaliação individual, (30%) e b) participação nas aulas (10%) c) Teste final sobre todas as matérias do programa (60% da nota final). Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação ao longo do semestre, um exame final que incide sobre todas as matérias do programa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Corvo, Paolo (2015), Food Culture, consumption and society, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Davis, Aeron (2013), Promotional Cultures, Cambridge: Polity Press. - Dholakia, Ruly Roy (2012), Technology and Consumption: Understanding Consumer Choices and Behaviors, New York: Springer. - Falk, P. & Campbell, C. (eds.), (1997), The Shopping Experience, London: Sage - Ritzer, G. (2004), The Macdonaldization of Society: Revised New Century Edition, Thousand Oaks: Sage. - Sassatelli, Roberta (2007), Consumer culture - History, Theory and Politics, London: Sage. - Shor, Juliet B. and Douglas B. Holt (2000), The Consumer Society Reader, New York: The New Press. - Stillerman, Joel (2015), The Sociology of Consumption: a Global Approach, Cambridge: Polity Press. - Tatzel, Miriam (ed.), (2013), Consumption and well-being in the material world, New York: Springer. - Urry, J. and Jonas Larsen (2012), The Tourist Gaze 3.0, London: Sage. - Wernick, A. (1991), Promotional Culture, London: Sage.:
Secundária
- - Bostrom, Magnus and Mikael Klintman, (2011), Eco-Standards, Product Labelling and Green Consumerism, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Klein, Stephen (2011), Globesity, food marketing and family lifestyles, Basingstoke: Palsgrave Macmillan. - Lee, Martin J. (ed.) (2000), The Consumer Society Reader, Oxford: Blackwell. - Osbaldiston, Nick (2013), Culture of the Slow, social deceleration in an accelerated world, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Parkins, Wendy and Geoffrey Craig (2006), Slow Living, Oxford: Berg. - Pellandini-Simányi, Léna (2014), Consumption norms and everyday ethics, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Schor, Juliet B. and Craig J. Thompson (eds.), (2014), Sustainable Lifestyles and The Quest for Plenitude: Case Studies of the New Economy, New Haven: Yale University Press. - Solier, Isabelle de, (2013), Food and the Self - Consumption, Production and Material Culture, London: Bloomsbury. - Wheeler, Kathryn (2012), Fair trade and the citizen-consumer, shopping for justice?, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Wheeler, Kathryn and Miriam Glucksmann (2015), Household Recycling and Consumption Work: Social and Moral Economies, Basingstoke: Palgrave Macmillan.: