Currículo
História Moderna Comparada L5167
Contextos
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Adquirir conhecimentos informados sobre as principais áreas civilizacionais do mundo moderno. OA2. Compreender as modalidades de relacionamento inter-civilizacional. OA3. Desenvolver a perspectiva de história comparada e as suas metodologias específicas. OA4. Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica. OA5. Aprender a comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas.
Programa
CP1. Introdução: o tempo, o espaço, as problemáticas. CP2. O Ocidente Europeu. CP3. A Europa do Leste. CP4. Os Impérios Islâmicos. CP5. A China e o Japão CP6. A África Subsaariana. CP7. As Américas. CP8. Encontros e desencontros de civilizações. CP9. Conclusão: o Mundo Moderno em perspectiva comparada
Método de Avaliação
O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: Avaliação ao Longo do Semestre ou Exame final. A AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE requer a presença em um mínimo de 2/3 do total das aulas e assenta em três componentes principais: AV1. Teste escrito, individual (ponderação de 40%). AV2. Apresentação escrita e oral de um texto, trabalho realizado em grupo (50%). AV3. Acompanhamento regular dos trabalhos, medido pela oralidade, intervenção em aulas práticas, assiduidade, e qualquer eventual pequeno trabalho voluntário extra (10%). O EXAME FINAL consiste numa única prova escrita (AV4), com base na bibliografia básica da UC, cobrindo toda a matéria.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- BENJAMIN, Thomas, The Atlantic World: Europeans, Africans, Indians and Their Shared History, 1400-1900, Cambridge, Cambridge University Press, 2009. BLACK, Jeremy, Great Powers and the Quest for Hegemony. The World Order since 100, Londres, Routledge, 2007. DARWIN, John, After Tamerlane: The Rise and Fall of Global Empires 1400-2000, New York, Bloomsbury Press, 2008. PARKER, Charles H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, Cambridge, Cambridge University Press, 2010.:
Secundária
- A indicar para cada tema.: