Currículo
Metodologia do Trabalho Historiográfico L5168
Contextos
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular visa preparar alunos que sejam capazes de: A: Reconhecer a cientificidade num texto escrito. B: Distinguir entre estudos e fontes. C: Adquirir as normas de execução de fichas bibliográficas. D: Pesquisar informação em bibliotecas, catálogos on-line e Internet. E: Avaliar a autoridade e credibilidade da informação na Net. F: Manusear informação visando a produção de um texto. G: Referenciar sumariamante um documento histórico. H: Desenvolver a capacidade de interpretação de fontes históricas. I: Desenvolver as capacidades analíticas e sintéticas. J: Desenvolver o espírito crítico. K: Desenvolver a expressão oral L: Compreender que o conhecimento do passado não é independente do presente. M: Compreender a tensão entre conhecimento histórico e memória colectiva. N: Relacionar História e Ciências Sociais.
Programa
Parte Teórica A.1) A construção da História: as fontes, as provas e os estudos. A.2) História e memória. - Memória individual e colectiva. - A História: uma ciência como as outras? Um estudo cientificamente conduzido? Uma narrativa baseada em fontes? A.3) História e Ciências Sociais. Parte Prática B.1) Características de um texto científico. B.2) Características de um documento histórico - A crítica de documentos históricos. B.3) Como pesquisar informação. - Bibliotecas: ficheiros manuais e digitalizados. Catálogos on-line. - A pesquisa on-line utilizando os motores de busca. B.4) Como manusear a informação. - Fichas de leitura (materiais impressos, materiais da Internet). - Técnicas de comentário de estudos. - Técnicas de comentário de documentos históricos. B.5) A produção de um discurso. - Informação: recolha, análise e síntese. - Construção do texto.
Método de Avaliação
1. Avaliação periódica: a) Preparação de um trabalho de investigação (grupo), com apresentação oralem aula (20%) e entrega de uma síntese (45%) b) Recensão crítica de um texto historiográfico (35%). N.B. - O aluno necessita de obter uma nota superior ou igual a 8 em cada uma das componentes de avaliação. 2. Exame final Prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- PEREIRA, Miriam Halpern - "A História e as Ciências Sociais", in "Ler História" nº 49, 2005, pp.5-29. MENDES, José Maria Amado - "A História como Ciência. Fontes, Metodologia e Teorização". Coimbra, Coimbra Editora, 1987. LE GOFF, Jacques - "Memória" e "História" in "Enciclopédia Einaudi", Vol. 1, Lisboa, INIC, 1984, pp.11-50,158-259. ECO, Umberto - "Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas", Lisboa, Presença, 1980. BURKE, Peter (org.) - "A escrita da História. Novas perspectivas", S. Paulo, UNESP, 1992 [1991]. BLOCH, Marc - "Introdução à História", 6ª edição portuguesa, Mem Martins, Edições Europa-América, 1993 [1949].:
Secundária
- FRADA, João José Cúcio - "Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos", Lisboa, Cosmos, 1991. FINK, Carole - "Marc Bloch. Uma Vida na História", Oeiras, Celta Editora, 1995 [1989]. FERGUSON, Niall (org.)- "História Virtual", Lisboa, Tinta-da-China, 2006. :