Currículo

Laboratório de História L5183

Contextos

Groupo: HMC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A aprendizagem nesta UC tem como objectivo introduzir os alunos às seguintes tarefas: 1) Definição de uma temática histórica pertinente 2) Pesquisa bibliográfica direccionada para um enquadramento teórico e temático do objecto de estudo. 3) Elaboração de um plano de trabalho 4) Pesquisa de fontes adequadas ao tema 5) Escolha de metodologias e técnicas de análise adequadas ao objecto proposto 6) Debate critico sob procedimentos adoptados. 7) Uso dos métodos históricos em trabalhos práticos inovadores na produção de conteúdos e na divulgação para grandes audiências

Programa

1. As fontes históricas. 1.1. Documento, monumento e arquivo. 1.2. A construção de um corpus documental. 1.3. A crítica do documento histórico 1.4. Fontes escritas, orais e visuais. 1.5. Análise quantitativa e qualitativa 2. Tempo histórico, memória e ação. 2.1. História vivida e narrativa histórica. Autobiografia, biografia e a história do tempo presente 2.2. a história independente da lógica da ação. 2.3. História e interpretação: o futuro e a história. 3. A pesquisa histórica num mundo global 3.1 História comparada 3.2 História local e nacional num mundo global 3.3 O universo da pesquisa internacional 3.4 A História: utilidade de um saber inútil? 3.5 A História Pública 4. Os usos da história. 4.1 História, cinema e TV: como escrever um guião? 4.2. História e divulgação: como escrever um artigo para jornal ou revista? 4.3. A história e a internet: blogues, websites e perfis de empresas.

Método de Avaliação

Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: a) Participação nas aulas (10%); b) Realização de 1 trabalho individual com apresentação oral (10%); c) Resposta por escrito a questionário individual (40%); d) Realização de um trabalho de grupo (40%) 2. Exame final O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 101.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Griffin , Larry J. and Marcel van der Linden (1999), New Methods for Social History, Internationaal Instituut voor Sociale Geschiedenis, Cambridge . Haupt, Heinz-Gerhard, Comparative History. A contested method?, Historisk Tidskrift, 127/4, 2007, 697-716. Hargreaves, Ian (2005), Journalism: A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Pres. Flexner, Abraham, ?The Usefluness of Useless Knowledge?, Harper?s Magazine, 179, June/November 1939, pp. 544-552. Ecco, Umberto (2015 [1977]), Como se faz uma tese, Lisboa, Editoral Presença. Evans, Richard J. (2000), Em Defesa da História, Lisboa, Temas e Debates. Chartier, Roger, A História Cultural: Entre práticas e representações, Lisboa, Ed. Difel Cannadine, David (coord.) Que é a História Hoje, Lisboa Gradiva, 2006 [2002]:

Secundária

  • Wood, Charles H., Time, Cycles and Tempos in Social-ecological Research and Environmental Policy, Time &Society 2008, 17(2-3):261-282. Tetlock, Philip E. and Aaron Belkin (Eds,), Counterfactual thought experiments in world politics. Princeton: Princeton University Press: 1996. Turabian. Kate, A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, University of Chicago Press, 2007. Tetlock, Philip E., Richard Ned Lebow, Geoffrey Parker, Unmaking the West: "what-if" Scenarios that Rewrite World History, Ann Arbor: University of Michigan Press,2006. Strunk, William, E. B. White, and Maira Kalman. The elements of style. Penguin Press, New York,2005 Scurati, Antonio , M. Mussolini - O Filho do Século, Lisboa, Asa, 2020 e M ? Mussolini, O Homem da Providência, Lisboa, Asa, 2021 (v. 2). Raleigh, Valerie, Recording Oral History: A Guide for the Humanities and Social Sciences, Altamira Press, Rowman, 2005. Michelet, Jules, História da Revolução francesa, Paris, 1847-1853. Koselleck, Reinhart , Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos, Contraponto, PUC/RIO, Rio de Janeiro, 2006 (1ª Ed. alemã, 1979) Kessler, Lauren, When Words Collide : a media writer's guide to grammar and style, . Belmont, CA : Wadsworth/Thomson,2004. Pinker, S. The Sense of Style: The Thinking Person's Guide to Writing in the 21st Century . New York, NY: Penguin, 2014. Griffin, Larry J., "Temporality, Events, and Explanation in Historical Sociology", Sociological Methods and Research 20 (4) 1992: 303-427. Griffin, Larry J. and Marcel van der Linden, New methods for social history, Cambridge University Press, Cambridge, 1999. Le Goff, Jacques, História e Memória, Edições 70, Lisboa, 2000 (2 vol.) (Ver também: Enciclopédia Einaudi, I vol.) Levi, Margaret,. Robert Bates, Avner Greif,Jean-Laurent Rosenthal, and Barry Weingast. Analytic Narratives. Revisited, Social Science History 24, 4 (winter 2000): 679-690. Lebow, R. Ned, Forbidden Fruit: Counterfactuals and International Relations (Princeton: Princeton University Press, 2008. King. Stephen, On Writing: A Memoir of the Craft, Scribner, New York, 2000. Hugo, Victor, Os Miseráveis, Paris, 1862 Hobsbawm, Eric, On History, Weidendeld and Nicholson, Londres, 1997 (Há trad. Brasileira) Hartog, François, Régimes d'Historicité. Présentisme et Expériences du Temps, Seuil, Paris, 2003 Hall, John R. 'The time of history and the history of times', History and Theory 19(2) 1980: 113-131. Ginzburg, Carlo A micro-história e os outros ensaios, Difel, Lisboa, 1989. Gaddis, John Lewis, The Landscape of History -How Historians Map the Past, Oxford University Press, 2004. Froeyman, A. "Concepts of Causation in Historiography", Historical Methods; 42(3): 116 - 128. Evans, Richard J., Altered Pasts: Counterfactuals in History Waltham: Brandeis University Press: 2014. Catroga, Fernando, Os passos do homem como restolho do tempo. Memória e fim da História, Ed. Almedina, Coimbra, 2009 Carr, David "Narrative Explanation and its Malcontents," History and Theory 47 (February 2008), 19-30. Carr, E.H., Que é a História? Lisboa, Gradiva, 1986 [1961] Bloch, Marc, Introdução à História, Mem Martins, Ed. Europa-América 1993 (6ª Ed port.) Cannadine, David (coord.) Que é a História Hoje, Lisboa Gradiva, 2006 [2002] Bulhof, J. "What If? Modality and History". History and Theory 38(1999), 145-68. Bunzl, Martin, "Counterfactual History: A User's Guide". American Historical Review, 109((2004), 845-858 Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams, The craft of research, University of Chicago Press, Chicago, 2009, 3ª edição. Arostegui, Julio, "Retos de la Memoria y trabajos de la Historia", Pasado y Memoria. Revista de Historia Contemporánea, nº 3 (2004) Allen, Matthew (1997). Smart thinking: skills for critical understanding & writing. Oxford University Prees, Oxfor, 2nd edition.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre