Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A aprendizagem nesta UC tem como objectivo introduzir os alunos às seguintes tarefas:
1) Definição de uma temática histórica pertinente
2) Pesquisa bibliográfica direccionada para um enquadramento teórico e temático do objecto de estudo.
3) Elaboração de um plano de trabalho
4) Pesquisa de fontes adequadas ao tema
5) Escolha de metodologias e técnicas de análise adequadas ao objecto proposto
6) Debate critico sob procedimentos adoptados.
7) Uso dos métodos históricos em trabalhos práticos inovadores na produção de conteúdos e na divulgação para grandes audiências
Programa
1. As fontes históricas.
1.1. Documento, monumento e arquivo.
1.2. A construção de um corpus documental.
1.3. A crítica do documento histórico
1.4. Fontes escritas, orais e visuais.
1.5. Análise quantitativa e qualitativa
2. Tempo histórico, memória e ação.
2.1. História vivida e narrativa histórica. Autobiografia, biografia e a história do tempo presente
2.2. a história independente da lógica da ação.
2.3. História e interpretação: o futuro e a história.
3. A pesquisa histórica num mundo global
3.1 História comparada
3.2 História local e nacional num mundo global
3.3 O universo da pesquisa internacional
3.4 A História: utilidade de um saber inútil?
3.5 A História Pública
4. Os usos da história.
4.1 História, cinema e TV: como escrever um guião?
4.2. História e divulgação: como escrever um artigo para jornal ou revista?
4.3. A história e a internet: blogues, websites e perfis de empresas.
Método de Avaliação
Duas modalidades:
1. Avaliação ao longo do semestre:
a) Participação nas aulas (10%); b) Realização de 1 trabalho individual com apresentação oral (10%); c) Resposta por escrito a questionário individual (40%); d) Realização de um trabalho de grupo (40%)
2. Exame final
O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
Griffin , Larry J. and Marcel van der Linden (1999), New Methods for Social History, Internationaal Instituut voor Sociale Geschiedenis, Cambridge .
Haupt, Heinz-Gerhard, Comparative History. A contested method?, Historisk Tidskrift, 127/4, 2007, 697-716.
Hargreaves, Ian (2005), Journalism: A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Pres.
Flexner, Abraham, ?The Usefluness of Useless Knowledge?, Harper?s Magazine, 179, June/November 1939, pp. 544-552.
Ecco, Umberto (2015 [1977]), Como se faz uma tese, Lisboa, Editoral Presença.
Evans, Richard J. (2000), Em Defesa da História, Lisboa, Temas e Debates.
Chartier, Roger, A História Cultural: Entre práticas e representações, Lisboa, Ed. Difel
Cannadine, David (coord.) Que é a História Hoje, Lisboa Gradiva, 2006 [2002]
Scurati, Antonio , M. Mussolini - O Filho do Século, Lisboa, Asa, 2020 e M ? Mussolini, O Homem da Providência, Lisboa, Asa, 2021 (v. 2).: