Currículo

Laboratório de História L5183

Contextos

Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A aprendizagem nesta UC tem como objectivo introduzir os alunos às seguintes tarefas: 1) Definição de uma temática histórica pertinente 2) Pesquisa bibliográfica direccionada para um enquadramento teórico e temático do objecto de estudo. 3) Elaboração de um plano de trabalho 4) Pesquisa de fontes adequadas ao tema 5) Escolha de metodologias e técnicas de análise adequadas ao objecto proposto 6) Debate critico sob procedimentos adoptados. 7) Uso dos métodos históricos em trabalhos práticos inovadores na produção de conteúdos e na divulgação para grandes audiências

Programa

1. As fontes históricas. 1.1. Documento, monumento e arquivo. 1.2. A construção de um corpus documental. 1.3. A crítica do documento histórico 1.4. Fontes escritas, orais e visuais. 1.5. Análise quantitativa e qualitativa 2. Tempo histórico, memória e ação. 2.1. História vivida e narrativa histórica. Autobiografia, biografia e a história do tempo presente 2.2. a história independente da lógica da ação. 2.3. História e interpretação: o futuro e a história. 3. A pesquisa histórica num mundo global 3.1 História comparada 3.2 História local e nacional num mundo global 3.3 O universo da pesquisa internacional 3.4 A História: utilidade de um saber inútil? 3.5 A História Pública 4. Os usos da história. 4.1 História, cinema e TV: como escrever um guião? 4.2. História e divulgação: como escrever um artigo para jornal ou revista? 4.3. A história e a internet: blogues, websites e perfis de empresas.

Método de Avaliação

Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: a) Participação nas aulas (10%); b) Realização de 1 trabalho individual com apresentação oral (10%); c) Resposta por escrito a questionário individual (40%); d) Realização de um trabalho de grupo (40%) 2. Exame final O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Griffin , Larry J. and Marcel van der Linden (1999), New Methods for Social History, Internationaal Instituut voor Sociale Geschiedenis, Cambridge . Haupt, Heinz-Gerhard, Comparative History. A contested method?, Historisk Tidskrift, 127/4, 2007, 697-716. Hargreaves, Ian (2005), Journalism: A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Pres. Flexner, Abraham, ?The Usefluness of Useless Knowledge?, Harper?s Magazine, 179, June/November 1939, pp. 544-552. Ecco, Umberto (2015 [1977]), Como se faz uma tese, Lisboa, Editoral Presença. Evans, Richard J. (2000), Em Defesa da História, Lisboa, Temas e Debates. Chartier, Roger, A História Cultural: Entre práticas e representações, Lisboa, Ed. Difel Cannadine, David (coord.) Que é a História Hoje, Lisboa Gradiva, 2006 [2002] Scurati, Antonio , M. Mussolini - O Filho do Século, Lisboa, Asa, 2020 e M ? Mussolini, O Homem da Providência, Lisboa, Asa, 2021 (v. 2).:

Secundária

Disciplinas de Execução