Currículo

Estratégia Organizacional 02129

Contextos

Groupo: IGE PL - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações. 2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas incluindo as competências chave e estratégia baseadas em escala e não escala. 3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação das estratégias escolhidas. 4. Incorporar princípios de uma gestão responsável na tomada de decisão estratégica. 5. Desenvolver um pensamento crítico. 6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo e desenvolvimento contínuo.

Programa

1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento) 2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores 3. Ética, RSE e Sustentabilidade 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. A envolvente externa (mediata) 6. Análise da indústria e dos concorrentes 7. Escolha das estratégias (de negócio) 7.1. Estratégias genéricas 7.2. Oceanos azuis 8. Escolha das Estratégias (da empresa) 8.1. Integração vertical e outsourcing 8.2. Diversificação 8.3. Alianças estratégicas 8.4. Internacionalização 9. Implementação 10. Controlo Estratégico 11. Balanced Scorecard 12. Governação Empresarial

Método de Avaliação

Opção 1 (Aval.periódica) -50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -35%:Trabalho de grupo: apresentação + relatório (TA = 30hrs) -15%: Trabalho de grupo; apresentação em aula (TA = 24hrs) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação periódica não podem ser inferior a 8 val. Assistência mínima: 2/3 das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10 valores

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-Hill International Editions. Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education. Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2015). Strategic competitive advantage: Concepts and cases. Pearson.:

Secundária

  • Nicolau, I. (2001). O conceito de estratégia. Working paper 01-01, INDEG/ISCTE Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: from theory to practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121 Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2017). Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação. Actual Editora. Cardeal, N., António, N. (2012). Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organization (VRIO) Resources or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive advantage?, African Journal of Business Management, Vol. 6 (37), pp.10159 ? 10170. António, N. (2015) Estratégia Organizacional: do posicionamento ao movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. António, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora.:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre