Currículo
Marketing para as Tecnologias 01769
Contextos
Groupo: IGE PL - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA.1 Identificar especificidades do Marketing nos vários domínios de aplicação, nomeadamente Marketing para produtos e serviços com uma componente tecnológica inerente. OA.2 Conhecer os players e fluxos do mercado, bem como perceber o processo de decisão de compra e de adoção da tecnologia no B2C e B2B. OA.3 Compreender o sistema de informação de Marketing e saber aplicar métodos simples e intuitivos de pesquisa e de suporte à tomada de decisão, como análise de informação secundária, inquérito e entrevistas. OA.4 Conceber a proposta de valor, tanto num contexto de inovação como no de desenvolvimento de produto/serviço, adaptada à competitividade concorrencial e tendências do mercado. OA.5 Elaborar o Plano de Marketing. OA.6 Definir a politica de marketing-mix numa perspetiva de integração on-line e off-line. OA.7 Identificar métodos simples e intuitivos de avaliação e de controlo do Plano
Programa
CP1. Especificidades da gestão do Marketing para bens tecnológicos e de informação tecnológica (IT products). Domínios de Marketing. Estrutura do Plano de Marketing. Conceitos chave: proposta de valor, vantagem competitiva e posicionamento. CP2. Curva da Adopção da Tecnologia e o seu papel no processo de decisão de compra no B2C e no B2B. A jornada do consumidor. CP3. O Mercado:caracterização, agentes, ciclo de vida, análise concorrencial e de distribuição. E-marketplaces e E-commerce CP4. Sistema de informação de Marketing. Métodos simples de pesquisa de mercado e de objectivos Vendas CP5. Análise Competitiva: instrumentos de análise como SWOT dinâmica, factores criticos de sucesso do mercado e vantagem competitiva da marca /empresa. CP6. Objectivos e Estratégia de Marketing. Segmentação, Target, posicionamento e proposta de valor. CP7. Politicas de Marketing-mix (os 7 P’s). CP8. Métricas e ferramentas de análise.
Método de Avaliação
Opção entre avaliação ao longo do semestre ou Exame (1ª ou 2ª época). Aprovado se nota > = 9.5 v. Na Avaliação ao longo do semestre, a nota final é calculada pela média ponderada de: Individual (55%): Frequência ou teste na 1ª época (40%, com nota mínima de 8,5 valores), Participação na aula e assiduidade minima de 50% (15%) com nota mínima de 9.5valores Grupo (45%), com mínimo de 9,5 v em cada componente): Projeto Grupo (30%), analise de caso de estudo (15%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- BAYNAST, A., LENDREVIE, J., LÉVY, J. ,DIONÍSIO, P. & RODRIGUES, J. V. (2021). MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.:
Secundária
- Moore, G. A. (2014). Crossing the Chasm: Marketing and Selling Technology Project, 3rd edition, Collins Business Essentials Edition. Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio, D. Quixote.: