Currículo

Visualização e Interação Pessoa-Máquina 03738

Contextos

Groupo: IGE PL - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: adquirir e compreender fundamentos de Interação humano-máquina através de textos/papers selecionados, correlacionados com o miniProjeto a desenvolver; OA2: desenvolver a capacidade de definir e criar um protótipo, a sua interface, com definição de funcionalidades, usabilidade, público-alvo, testes e avaliação OA3: ser capaz de criar um protótipo com concretização prática (CNC ou impressão 3D para um objeto 3D criado/concebido de raiz, App ou Web page se se tratar de protótipo App/Web).

Programa

CP1: Factores humanos, psicologia e design de sistemas interactivos; O computador, dispositivos de entrada de texto, dispositivos de posição e selecção, output, processamento; imagens digitais, codificação e compressão CP2: Técnicas de interacção, paradigmas de interacção, design e layout de ecrãs, percepção de cor e implicações, o uso de cor no design de interacção H-C CP3: Análise de tarefas e interacção H-C CP4: Estilos de diálogo; semântica; análise de diálogo e design CP5: Protótipos low-fidelity (lo-fi); protótipos lo-fi versus hi-fi CP6: Usabilidade CP7: Modelos de utilizador CP8: Técnicas de avaliação; avaliação heurística CP9: Multimédia e web design; imagem e vídeo digital para Web e multimédia, e o design de interacção H-C CP10: CAD e modelação 3D em SolidEdge; CNC e impressão 3D

Método de Avaliação

Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Teste escrito 1 (35%); Teste escrito 2 (35%); Teste escrito 3 ou miniProjeto (30%); Teste escrito 3 realizado em simultâneo com Exame 1 no período de avaliação; Exames e Testes escritos são individuais e o miniProjeto é em grupo; o miniProjeio pode estar sujeito a discussão oral, caso os docentes considerem necessário; Testes escritos têm nota mínima de 8 valores; miniProjeto não tem nota mínima; os 30% da nota do Teste escrito 3 ou miniProjeto são aplicados ao máximo dos dois.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Pedro Faria Lopes, Material Teórico-Prático de leccionação de IID ? Imagem e Interacção Digitais, ISCTE-IUL, ano de publicação A Dix, J Finlay, G Abowd, R Beale, "Human-Computer Interaction", 3rd ed., Prentice Hall, ISBN: 0-13-046109-1, 2004 C Lewis, J Rieman, TASK-CENTERED USER INTERFACE DESIGN, A Practical Introduction, shareware, 1994. M Retting, Prototyping for Tiny Fingers, Communications of the ACM, April 1994, Vol.37, No.4, pp 21-27 PF Lopes, Computer Aided Design, creating 3D with Solid Edge (6 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 C Myhill, Get Your Product Used in Anger! (Before Assuming You Understand its Requirements), interactions, may+june 2003 L MIGNONNEAU, C SOMMERER, Designing emotional, metaphoric, natural and intuitive interfaces for interactive art, edutainment and mobile communications, Computers & Graphics 29 (2005) 837-851 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Me:

Secundária

  • Jenny Preece, Ivonne Rogers, Helen Sharp, Interaction Design: beyond human-computer interaction, John Wiley & Sons, ISBN 0-471-49278-7, 2002 PF. Lopes, J. Reis, F. Santos, S. Eloy, A. Paio, V. Rato, at all, Shaping emergent cities for all, SIGraDi 2011, XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital, 16-18 de Novembro 2011, Santa Fé, Argentina, pp. 106-108. ISBN: 978-987-657-679-6:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre