Currículo

Sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence 03744

Contextos

Groupo: IGE PL - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os diferentes tipos e a evolução dos Sistemas de Apoio à Decisão; OA2. Desenhar um modelo dimensional para uma determinada área de negócio; OA3. Conhecer e aplicar os princípios base de modelação dimensional ágil OA4. Comparar e criticar diferentes modelos dimensionais; OA5. Conhecer as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto de DW/BI, segundo a metodologia de R. Kimball; OA6. Conhecer e aplicar os conceitos fundamentais do levantamento de requisitos de um projeto de DW/BI; OA7. Implementar uma aplicação de BI; OA8. Identificar os fatores chave de sucesso nas várias fases de desenvolvimento de um projeto/programa de DW/BI; OA9. Expressar e explicar as decisões de desenho tomadas em cada fase do trabalho prático

Programa

CP1. Introdução aos diferentes tipos de Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) CP2. Data Warehouse e Business Intelligence (DW/BI): conceitos fundamentais CP3. Modelação dimensional: Conceitos fundamentais CP4. Conceitos de modelação dimensional ágil CP5. Modelação dimensional: Conceitos avançados CP6. Levantamento de requisitos para o desenho de modelos dimensionais CP7. Processo de ETL (extracção, transformação e carregamento) CP8. Desenho de aplicações de BI

Método de Avaliação

O aluno dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame (para 100% da nota). Dado o carácter prático desta UC, recomenda-se o método de avaliação ao longo do semestre que inclui o desenvolvimento de um trabalho prático. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes: - Trabalho prático (em grupo): 55% (entrega parcial vinculativa para continuar em avaliação ao longo do semestre – a meio do semestre, com avaliação qualitativa) - Avaliação pelos pares (em grupo): 10% - Teste individual (em 1ª época) – 35% Nota mínima 10 em todas as componentes. Grupos de 4 elementos. Exceção para 5 elementos implica uma maior componente de implementação em PowerBI. Alternativa: avaliação por exame final para 100% da nota, em 1ª época, 2ª época e época especial. Os grupos de trabalho são de 4 elementos. São aceites excecionalmente grupos de 5 elementos, implicando uma maior componente de implementação em PowerBI. Devido ao elevado número de alunos inscritos não há possibilidade de realização de trabalhos práticos individuais. O trabalho prático tem uma entrega parcial vinculativa para continuar em avaliação ao longo do semestre, a meio do semestre (tipicamente na aula 14). Cada grupo receberá feedback e uma avaliação qualitativa: A, B, C, D e F (passa a ser avaliado por exame). Todos os elementos do grupo têm que estar presentes na aula de apresentação da entrega parcial do trabalho prático. A data limite de entrega dos trabalhos de grupo é na última semana de aulas. Após a entrega dos trabalhos, cada grupo receberá um trabalho de grupo para realizar a avaliação pelos pares. O emparelhamento dos grupos em peer assessment é feita pela coordenação da UC. Cada grupo deve submeter (na plataforma de e-learning) o relatório de avaliação do trabalho de grupo que lhe foi assignado até o dia especificado em Conselho de Ano (tipicamente 3 dias após a data limite de entrega dos trabalhos de grupo). Será disponibilizado um template para este relatório (com um máximo de 3 páginas). As orais para discussão dos trabalhos serão realizadas via Zoom, numa data a combinar com cada grupo. As notas das orais (i.e., a nota da componente do trabalho prático) são individuais. Todas as orais têm que estar concluídas antes da data do teste (frequência), que se realiza na 1ª época de avaliação. Passam a ser avaliados por exame em 1ª. época (contando 100% da nota) os alunos que: (a) não entregarem a 1ª parte do trabalho a meio do semestre; (b) não cumprirem a nota mínima do trabalho de grupo; (c) não cumprirem a nota mínima da avaliação por pares. O exame de 2a época constitui sempre 100% da nota e pode ser realizado: (a) por quem, em 1ª época, não obteve nota positiva ou não foi avaliado; e (b) para melhoria de nota (requer inscrição na secretaria).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Slides das aulas teóricas e práticas (disponíveis na plataforma de e-learning) - C. Adamson (2010) Star Schema: the complete reference. McGraw-Hill, USA - R. Kimball, M. Ross (2013) The Data Warehouse Toolkit - the definite guide to dimensional modeling, 3rd Edition. John Wiley & Sons, USA. - R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker (2008) The Data Warehouse Lifecycle Toolkit - practical techniques for building data warehouse and business intelligence systems, 2nd ed. John Wiley & Sons, USA - L. Corr, J. Stagnitto (2011) Agile Data Warehouse Design - Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press, UK. Microsoft Power BI Self-paced Learning https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/guided-learning/:

Secundária

  • - E. Turban, R. Sharda, and D. Delen (2010) Decision Support and Business Intelligence Systems (9th Eds). Pearson Education, Inc, USA - Power, D. (2009). Decision Support Basics. New York: Business Expert Press, LLC - J. O'Brien, G. Marakas (2008) Management Information Systems. 8th ed. McGraw-Hill Irwin, USA:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre