Currículo
Conceção e Viabilidade de Projeto de Base Tecnológica CVPBT
Contextos
Groupo: IGE PL - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Perceber o que é o empreendedorismo OA.2. Conceber ideias inovadoras, usando técnicas de ideação e de ?design thinking? OA.3. Elaborar propostas de valor, modelos de negócio e planos de negócio OA.4. Promover a empresa, produtos e serviços OA.5. Desenvolver e testar produtos e serviços de base tecnológica OA.6. Analisar a escalabilidade do negócio OA.7. Preparar planos de internacionalização e de comercialização OA.8. Procurar e analisar as fontes de financiamento
Programa
I. Introdução ao Empreendedorismo II. Técnicas de geração e discussão de ideias III. Criação de Propostas de Valor IV. Comunicação de ideias de negócio V. Desenho de Modelos de Negócio VI. Elaboração de Planos de Negócio VII. Teste e avaliação de protótipos de produtos e serviços VIII. Análise de escalabilidade IX. Internacionalização e comercialização X. Fontes de financiamento
Método de Avaliação
Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%. A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan. Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education. Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition. Pearson.:
Secundária
- Textos complementares fornecidos posteriormente pela equipa docente.: