Currículo

Ética e Deontologia (2 ECTS) 04940

Contextos

Groupo: Informática e Gestão de Empresas PL - 2025 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao concluir a UC, os estudantes deverão ser capazes de: OA1.Reconhecer os princípios fundamentais da ética e da deontologia profissional no âmbito da engenharia e tecnologia. OA2. Aplicar modelos de tomada de decisão ética — como o consequencialismo, a ética da virtude e a deontologia — na resolução de dilemas profissionais em engenharia e tecnologia. OA3. Identificar e analisar criticamente dilemas éticos em contextos tecnológicos complexos, com destaque para a análise de impactos sociais, legais e ambientais das decisões técnicas. OA4. Desenvolver propostas de conduta profissional alinhadas com os códigos de ética nacionais e internacionais (OE, IEEE, ITU).

Programa

CP1: Fundamentos de Ética e Deontologia - Código de Ética da Ordem dos Engenheiros - Princípios, valores e deveres profissionais CP2: Tomada de Decisão Ética: introdução - Quadros éticos: deontologia, consequencialismo, ética da virtude - Aplicabilidade na prática profissional e organizacional CP3: Dilemas Tecnológicos e Impactos Societais - IA e algoritmos de decisão: imparcialidade, justiça algorítmica ou não discriminação - Big Data, vigilância e privacidade (inclui, de forma sumária, GDPR e ePrivacy) - Inovar com responsabilidade: enquadramento legal e princípios éticos CP4: Ética, Responsabilidade Social e sustentabilidade - Cidadania tecnológica, impacto ambiental, justiça social - O engenheiro como agente ético de mudança

Método de Avaliação

A unidade curricular prevê duas modalidades de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre (ALS): Assenta na articulação entre a aprendizagem colaborativa e a avaliação individual das competências de análise ética, pensamento crítico e apropriação de conceitos fundamentais. Inclui dois momentos complementares: 1. Apresentação em grupo (50%) - Os estudantes organizam-se em 5 grupos para preparar e apresentar um exercício de reflexão, com base em propostas de trabalho suscitadas pelo/a docente sobre o tema da aula anterior. Cada grupo realiza uma apresentação oral numa das aulas ao longo do módulo. A avaliação incide sobre o conteúdo, clareza e coesão da apresentação, bem como a qualidade da participação na discussão. 2. Nota escrita individual (50%) - Cada estudante elabora um texto individual sobre o tema abordado na apresentação do seu grupo, ou sobre outro tema acordado com o docente, demonstrando apropriação crítica dos conceitos e reflexão ética pessoal. Avaliação por exame: A avaliação por exame é composta por uma prova escrita individual (100%), a realizar no período oficial de avaliações, e incide sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC. Poderá incluir, quando necessário, uma prova oral complementar. São admitidos/as a esta modalidade os/as estudantes que por ela tenham optado, ou que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ethics, Technology, and Engineering: An Introduction, 2nd Edition, Ibo van de Poel & Lamber Royakkers, ISBN: 978-1-119-87943-5, September 2023, Wiley-Blackwell.:

Secundária

  • ANACOM (2023). Código de Ética e de Conduta dos Trabalhadores da ANACOM - 2023. in: www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=335958 Ordem dos Engenheiros (2016). Código de Ética e Deontologia. In: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/codigo_ed.pdf IEEE Code of Ethics (2020). In: https://www.ieee.org/about/corporate/governance/p7-8.html Engineering professors Council (2025). Engineering Ethics Toolkit. In: https://epc.ac.uk/resources/toolkit/ethics-toolkit/ AA.VV. (2018). The impact of Artificial Intelligence on communication networks and services. ITU Jornal ICT Discoveries. Special Issue, 1 (1). ITU (2008). Monteiro, F. & Sousa, A. (2024a). Decentring engineering education beyond the technical dimension: ethical skills framework. London Review of Education, 22 (1), 23. Monteiro, F. & Sousa, A. (2024b). Pedagogical innovation to captivate students to ethics education in engineering. Journal of Applied Research in Higher Education, 16 (4), 1029-1041. Monteiro, F. & Sousa, A. (2024c). An educational board game to promote the engagement of electric engineering students in ethical building of a sustainable and fair future. The Journal of Environmental Education, 55, (2), 138-152. Ethical issues in engineering. DG Johnson. 1991 Hold Paramount - The Engineer'S Responsibility To Society. P. Vesilind, 2011.:

Disciplinas de Execução