Currículo
Gestão de Recursos Humanos e de Equipas 03737
Contextos
Groupo: IGE - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) são compatíveis com as metodologias de ensino: O OA1, que visa descrever e contrastar teorias e práticas de gestão de recursos humanos, é compatível com a metodologia expositiva (1), através da apresentação de quadros teóricos de referência. Essa abordagem fornece a base conceitual necessária para o entendimento das diferentes práticas de RH. O OA2, que se foca em utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir em problemas de gestão de equipas, está em harmonia com as metodologias participativas (2) e ativas (3). A resolução de exercícios práticos, a discussão de casos reais e a realização de trabalhos em grupo permitem que os alunos apliquem na prática as teorias e técnicas abordadas, desenvolvendo competências de diagnóstico e intervenção. Por fim, o autoestudo (4) complementa o processo, permitindo ao aluno consolidar o conhecimento adquirido de forma autónoma, favorecendo a internalização dos conteúdos e o alcance dos OA propostos.
Programa
1. Gestão de recursos humanos, sua evolução e importância. 2. Modelos e Processos de Gestão de Recursos Humanos:Gestão integrada, gestão estratégica, planeamento de RH, recrutamento e seleção, gestão do desempenho e desenvolvimento de pessoas. 3. Gestão e desenvolvimento de equipas de trabalho e de projeto. 4. Fatores de eficácia, liderança, confiança, comunicação, tomada de decisão e negociação em equipa 5. Exercícios e/ou estudos de caso.
Método de Avaliação
1) Avaliação ao longo do semestre: a) Trabalho de grupo (40%) b) avaliação final individual (60%). A aprovação implica nota mínima de 8 valores em cada uma das provas e classificação final mínima 10 valores (escala de 0 a 20). 2) Avaliação final: teste escrito ou outra prova de avaliação (100%), com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvenção. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. Ree, G., French, R. (2022) Strategic People Management and Development: Theory and Practice 6th edition, Kpogan Page London. Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press.:
Secundária
- Ceri-Booms, M., Cur?eu, P.L., Oerlemans, L.A.G. (2017). Task and person-focused leadership behaviors and team performance: A meta-analysis. Human Resource Management Review, 27, 178?192. Kozlowski , S.W.J., Mark, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Northhouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice (7th Ed). Thousand Oaks: Sage. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Simões, E. (2015). Gerir conflitos. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 3ª Ed. Lisboa: Editora Sílabo.: