Currículo

Empreendedorismo e Inovação II (460) 04548

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada e Tecnologias Digitais - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo OA.6. Testar o protótipo em laboratório OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço

Programa

I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço II. Funcionalidades do produto/serviço III. Plano de desenvolvimento IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro) V. Revisão do plano de negócio VI. Manutenção e gestão de produto/serviço VII. Planos de certificação VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos

Método de Avaliação

Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. John Wiley & Sons. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley & Sons; Burns, P. (2016). Entrepreneurship and Small Business. Palgrave Macmillan; Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Education; Mariotti, S., Glackin, C. (2015). Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, Global Edition. Pearson; :

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre