Currículo

Projeto de Matemática Aplicada I 04520

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada e Tecnologias Digitais - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar metodologias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores triplamente sustentáveis (com valor económico, social e ambiental) em organizações. OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto. OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo (se aplicável), relacionados com o problema identificado e as questões levantadas. OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema. OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito do trabalho de grupo. OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho de grupo.

Programa

C1 Metodologias de cocriação baseadas em Design Thinking e Design Sprint C2 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e criação de propostas de valor C3 Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais em matemática aplicada C4 Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização C5 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos C6 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto C8 Aplicação de metodologias de gestão de projetos adequadas ao trabalho em grupo a desenvolver pelos alunos de matemática aplicada. Comunicação dos resultados

Método de Avaliação

UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão serão realizadas em grupo. Pesos da avaliação: R1 Relatório: Definição do Tema de Projeto: 5% R2 Relatório: Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Sua apresentação e discussão em grupo: 40% R3 Relatório: Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Sua apresentação e discussão em grupo: 55%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das orgaizações onde os alunos o irão desenvolver. Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623 Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A. (2014). Value proposition design. John Wiley & Sons. Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Bantam Press. Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191:

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre