Currículo

Microssociologia 04304

Contextos

Groupo: Política, Economia e Sociedade - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deve: OA1. Compreender os fundamentos da microssociologia e da mesossociologia, nomeadamente, as suas perspetivas e modos de explicação da ação social, da interação social e da constituição de redes e de pequenos grupos; OA2. Conhecer os temas e debates centrais da microssociologia, dos clássicos aos contemporâneos, com particular ênfase nos desafios colocados pelas novas tecnologias digitais ao pensamento sociológico; OA3. Analisar fenómenos sociais do nível micro e meso de forma autónoma e crítica, i.e., assente nos enunciados e conceitos centrais das teorias sociológicas.

Programa

1. A teoria sociológica 1.1 Tipos de relações sociais: interação, grupos, sistemas 1.2 Dimensões da vida social: material e cultural 1.3 Modos de explicação: causal e funcional 2. Ação e interação 2.1 O conceito de ação social 2.2 Agentes, atores e interação 2.3 Processos de agregação 3. Ação racional e interação instrumental 3.1 Racionalidade e interesses 3.2 Racionalidade e crenças 3.3 A interação como troca 4. Ação interpretativa e interação simbólica 4.1 Interpretação normativa 4.2 Interpretação comunicacional 4.3 Interacionismo simbólico 5. Redes sociais 5.1 O conceito de rede social 5.2 Redes e capital social 5.3 Redes e confiança 6. Grupos sociais 6.1 O conceito de grupo social 6.2 Tipos e modos de relação com os grupos 6.3 Efeitos de grupo

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre consiste em três elementos, cuja média ponderada corresponde à classificação final na UC. A nota mínima a obter em cada elemento é 9 valores. 1. Debate entre alunos, em grupo (20%): Em sessões semanais pré-definidas, 2 grupos de alunos ficam responsáveis por responder, com base nos recursos indicados, à pergunta da docente sobre o tema da aula, submetê-la por escrito no fórum de Q&A do Moodle (200-300 palavras) e debatê-la presencialmente com a turma (cerca de 30 min.). 2. Trabalho escrito individual (40%): Escrita em aula de um breve ensaio crítico-analítico (2-4 p.), que consiste na análise de uma notícia da atualidade escolhida pelo aluno a partir de duas teorias microssociológicas, com base na bibliografia indicada pela docente. O ensaio requer a preparação prévia em tempo de trabalho autónomo para ser realizado em aula síncrona (2h), com possibilidade de consulta da bibliografia anotada. 3. Resposta individual a quatro questões de desenvolvimento (40%): As perguntas serão disponibilizadas a meio do semestre, devendo ser respondidas pelos alunos com base nos recursos indicados, em tempo de trabalho assíncrono e entregues após o fim do período curricular. Os alunos devem optar por uma de três modalidades de resposta: i) responder autonomamente por escrito às quatro questões; (ii) responder por escrito às quatro questões, fazendo uma análise crítica das respostas obtidas em chatbots de Inteligência Artificial; (iii) submeter um vídeo original (2-4 min.) com o respetivo guião, respondendo a apenas uma das perguntas de forma dinâmica e fundamentada, valorizando o formato audiovisual. É permitida a submissão de vídeos filmados/editados de forma colaborativa, que juntem as respostas individuais de vários alunos. Critérios de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) A avaliação por exame consiste numa prova escrita de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Boudon, R. (1982). The Unintended Consequences of Social Action. London, MacMillan Press. Collins, R. (2005). Interaction Ritual Chains. Princeton University Press. Goffman, E. (1993 [1956]). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa, Relógio d’Água. Harrington, B., & Fine, G. A. (2000). Opening the black box: small groups and twenty-first-century sociology. Social Psychology Quarterly, 63 (4), 312-323. Kadushin, C. (2012). Understanding Social Networks – Theories, Concepts, and Findings. Oxford, Oxford University Press. Pires, R. P. (2012). O problema da ordem. Sociologia, Problemas e Práticas, 69, 31-45. Ritzer, G., & Stepnisky, J. (2018). Sociological Theory. Los Angeles, Sage. Turner, B. S. (ed.) (1996 [2002]). Teoria Social. Lisboa, Difel. Turner, J. H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II – Microdynamics. New York, Springer. Turner, J. H. (2014), Theoretical Sociology – A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories. Newbury Park, Sage.:

Secundária

  • Berger, P., & Luckmann, T. (2003 [1985]). A Construção Social da Realidade – Tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis, Editora Vozes. Goffman, E. (1983). The interaction order. American Sociological Review, 48 (1), 1-17. [versão PT-BR disponível] Granovetter, M. S. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, 78(6), 1360–1380. [versão PT-BR disponível] Pais, J. M. (2003). Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Pires, R. P. (2014). Modelo teórico de análise sociológica. Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 31–50. Portes, A. (1998). Social capital: its origins and applications in modern sociology. Annual Review of Sociology, 24, 1–24. Turner, J. H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III – Mesodynamics. New York, Springer. Turner, J. H. (2013), Theoretical Sociology – 1830 to the Present. Newbury Park (CA), Sage. Walsh, M. J. (2022). About 'face’: Reconsidering Goffman’s theory of face-work for digital culture. In M. H. Jacobsen & G. Smith (Eds.), The Routledge International Handbook of Goffman Studies. London, Routledge, 207–218. Weber, M. (2008 [1922]). Conceitos fundamentais de sociologia. In Cruz, M. B. (ed.). Teorias Sociológicas Clássicas – Os fundadores e os clássicos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 583-602.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre