Currículo

Seminário de Projeto (Dcse) 04379

Contextos

Groupo: Política, Economia e Sociedade - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1. Aplicar estratégias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores em organizações. OA2: Definir as necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas das organizações, construir o problema e os resultados esperados pelo projeto. OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura, identificar os recursos necessários para abordar o problema, e a mobilizar métodos de pesquisa na organização estudada. OA4: Aplicar conhecimentos de planeamento, gestão e de desenvolvimento de projetos. OA5: Participar em dinâmicas colaborativas e realizar apresentações escritas e orais.

Programa

CP1. Introdução à aprendizagem em desenvolvimento CP2. Co-criação e design thinking CP3. Política, economia e sociedade nas organizações CP4. Criação de valor nas organizações CP5. Apresentação de estudos de caso e temas de projetos (produto, serviço ou processo) CP6. Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização CP7. Desenvolvimento do projeto: desafios da organização e definição do problema. CP8. Desenvolvimento do projeto: estado da arte e métodos de investigação a aplicar. CP9. Desenvolvimento do projeto: resultados esperados e soluções. CP10. Comunicação dos resultados.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: • Contribuição individual para o relatório intermédio sobre os desafios da organização e definição do problema (15%) • Contribuição individual para o relatório intermédio sobre a revisão de literatura (15%) • Contribuição individual para o relatório intermédio sobre a aplicação de métodos de pesquisa social (15%) • Contribuição individual para o relatório intermédio sobre as soluções (15%) • Apresentação e redação do projeto final de grupo (25%) • Participação e discussão nas sessões de seminário (15%) Todos os elementos avaliativos implicam uma nota mínima de 8 valores. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) Critérios de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Berry R (2004), The Research Project: How to Write It, Routledge. Brown T (2019), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, Harper Collins. Campenhoudt L et al. (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva. Ekström, M. & Aalto, J. (2022) Sharing the Learning by Developing Model in an International Context. ICERI2022 Proceedings, pp. 2590-2596. George A, and Bennet A (2005), Case Studies and Theory Development in the Social Sciences, MIT Press. Horvath C, and Carpenter J (2020), Co-Creation in Theory and Practice, Policy Press. Lewrick M et al. (2020), The Design Thinking Toolbox, Wiley. Mazzucato M (2018), The Value of Everything, PublicAffairs. Osterwalder A et al. (2014), Value Proposition Design, John Wiley & Sons. Ragin C, and Amoroso L M (2018), Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method, Sage. Tom C et al. (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford University Press.:

Secundária

  • 1. Ahrne G (2009), Social Organizations: Interaction Inside, Outside and Between Organizations, Sage. 2. Becker H (2007), Telling About Society, The University of Chicago Press. 3. Blaikie N, and Priest J (2019), Designing Social Research: The Logic of Anticipation, Polity Press. 4. Booth W C et al. (2016), The Craft of Research, The University of Chicago Press. 5. Bukve O (2018), Designing Social Science Research, Palgrave Macmillan. 6. Byrne D and Ragin C (2013), The Sage Handbook of Case-Based Methods, Sage. 7. Creswell J and Clark V (2018), Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage. 8. Lareau A (2021), Listening to People, The University of Chicago Press. 9. Spiegelhalter D (2020), The Art of Statistics: Learning from Data, Pelican Books. 10. Toshkov D (2016), Research Design in Political Science, Palgrave. Serão ainda disponibilizados recursos multimédia, como vídeos, podcasts e artigos online, que irão complementar a bibliografia e enriquecer os conteúdos programáticos estudados.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre