Currículo
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais (Dcse) 04302
Contextos
Groupo: Política, Economia e Sociedade - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as seguintes competências: OA1) definir pesquisa para produção de conhecimento em ciências sociais e identificar noções básicas associadas (teoria, método, técnicas de recolha e análise de informação); OA2) explicar e demonstrar o método extensivo, desde a seleção da amostra à aplicação do questionário e à análise de dados estatísticos; OA3) explicar e demonstrar o método intensivo, diferenciando técnicas que dele fazem parte (entrevista e histórias de vida, a observação participante e pesquisa de terreno, análise de conteúdo de fontes documentais); OA4) justificar a opção de combinação dos métodos extensivo e intensivo numa pesquisa; OA5) utilizar recursos Web para pesquisas em ciências sociais.
Programa
CP1. O processo de investigação 1.1 Questões metodológicas 1.2 Métodos e técnicas CP2. Métodos extensivos 2.1 População e amostragem 2.2 Inquérito por questionário 2.3 Indicadores estatísticos CP3. Métodos intensivos 3.1 Entrevistas e histórias de vida 3.2 Observação e pesquisa de terreno 3.3 Análise de fontes documentais CP4. Métodos combinados e e-pesquisa 4.1 Combinação de métodos extensivos e intensivos 4.2 Uso da internet na pesquisa em ciências sociais
Método de Avaliação
A avaliação na UC pode ser feita através de uma das seguintes modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre compõe-se de três elementos, cuja média ponderada corresponde à classificação final na UC. A nota mínima a obter em cada elemento é 9 valores. É obrigatória a frequência de pelo menos 75% das aulas. Teste escrito individual (40%), com o apoio das referências bibliográficas da UC indicadas, a meio do semestre, sobre o método extensivo. Teste escrito individual (40%), com o apoio das referências da UC indicadas, a realizar na 1ª época, sobre o método intensivo. Participação em pelo menos metade das partes práticas das aulas (20%), em trabalho individual ou em grupo, de treino e aferição de conhecimentos através de Quizz, sobre definições e aplicação de técnicas. Poderá haver a possibilidade de realização de prova oral, em complemento da prova escrita, como elemento adicional para a avaliação (p.e., nas situações em que há necessidade de esclarecimento adicional nas classificações). A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita, podendo incluir, também, uma prova oral e/ou prática. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Fielding, N. G., Raymond M. L. & Grant. B. (Orgs.) (2017). The Sage Handbook of Online Research Methods. 2.ª ed. Sage. Ghiglione, R. & Matalon. B. (1982, 1992). O Inquérito: Teoria e Prática. Celta. Leavy, P. (2023). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. The Gilford Press. Morin, J-F., Olsson, C & Atikcan, E. Ö. (Orgs.) (2021). Research Methods in the Social Sciences: An A-Z of Key Concepts, Oxford University Press. Scott, J. (1990). A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity. Silva, A. S. & Pinto, J. Madureira. (Orgs.) (1987). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento. Stockemer, D. (2019). Quantitative Methods for the Social Sciences: A Practical Introduction with Examples in SPSS and Stata, Springer.:
Secundária
- Poderão ser disponibilizadas referências bibliográficas durante o semestre, que constituem exemplos de investigação e operacionalizam conceitos, para que os/as estudantes compreendam o lugar dos métodos e das técnicas nos processos de pesquisa. Bertaux, D. (2016, 2020). As Narrativas de Vida, Mundos Sociais. Bryman, A. (2012). Social Research Methods, 4.ª ed. Oxford University Press. Burgess, R. G. (1984, 2001). A Pesquisa de Terreno: Uma Introdução. Celta. Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage. Della Porta, D. & Keating, M. (Orgs) (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective, Cambridge University Press. Foddy, W. (1996). Como Perguntar: Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários. Celta. Levitas, R. & Guy, W. (Orgs.) (1996). Interpreting Official Statistics. Routledge. Lune Howard, e Bruce L. Berg (2017). Qualitative Research Methods for the Social Sciences, 9.ª ed., Pearson. Radermacher, W. J. (2020), Official Statistics 4.0: Verified Facts for People in the 21st Century, Springer.: