Currículo

Introdução à Sociologia (Dcse) 04175

Contextos

Groupo: Política, Economia e Sociedade - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender o objeto da sociologia e as suas principais bases epistemológicas e de investigação científica; OA2: Conhecer as principais teorias e conceitos da sociologia; OA3: Identificar e analisar temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea; OA4: Desenvolver competências interpretativas de textos sociológicos e de dados empíricos; OA5: Investigar, de modo exploratório, elementos ilustrativos de problemáticas sociológicas.

Programa

CP1: O que é a sociologia? - Natureza e objeto. - Origem e desenvolvimento histórico. - Utilidade e aplicações práticas. CP2: A teoria sociológica - Principais teorias e autores. - Conceitos-chave. - Temas e debates contemporâneos. CP3: O método sociológico - Processo científico. - Ciclo de investigação e etapas que o compõem. - Técnicas de recolha e análise de dados.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos e questionários sobre conteúdos lecionados (35%); – Realização e apresentação de tarefas de investigação (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Existem atividades realizadas individualmente e atividades realizadas em grupo. A avaliação é individual em todos os elementos de avaliação. Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Almeida, João Ferreira de (coord.) (1995). Introdução à sociologia. Universidade Aberta. Costa, António Firmino da (2009). Sociologia. Quimera. Giddens, Anthony (2013). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian.:

Secundária

  • Abrantes, Pedro (2013). A escola da vida: Socialização e biografia(s) da classe trabalhadora. Mundos Sociais. Bourdieu, Pierre (org.) (1993). La misère du monde. Editions du Seuil. Bourdieu, Pierre e Passeron, Jean-Claude (1983). A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Vega. Butler, Judith (2017). Problemas de género: Feminismo e subversão da identidade. Orfeu Negro. Casaca, Sara Falcão (coord.) (2012). Mudanças laborais e relações de género: Novos vetores de (des)igualdade. Almedina. Esping-Andersen, Gøsta (1990). The three worlds of welfare capitalism. Polity. Gilbert, Nigel (ed.) (2008). Researching social life. Sage Goffman, Erving (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d’Água. Parsons, Talcott (1991). The social system. Routledge. Walby, Sylvia (1990). Theorizing patriarchy. Blackwell. Weber, Max (2016). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Editorial Presença.:

Disciplinas de Execução