Currículo

Introdução à Sociologia (Dcse) 04175

Contextos

Groupo: Política, Economia e Sociedade - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender o objeto da sociologia e as suas principais bases epistemológicas e de investigação científica; OA2: Conhecer as principais teorias e conceitos da sociologia; OA3: Identificar e analisar temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea; OA4: Desenvolver competências interpretativas de textos sociológicos e de dados empíricos; OA5: Investigar, de modo exploratório, elementos ilustrativos de problemáticas sociológicas.

Programa

CP1. Para que serve a ciência sociologia e como funciona? CP2. Quais são os obstáculos ao conhecimento sociológico? CP3. Porque precisamos das teorias sociológicas? CP4. Quais são os conceitos fundamentais da sociologia? CP5. Porque é que existem desigualdades sociais? CP6. Vale a pena convivermos uns com os outros? CP7. O que é que a sociologia nos ensina sobre a saúde? CP8. A educação importa para quê? CP9. Porque é que trabalhamos? CP10. As sociedades precisam da democracia? CP11. Caminhamos para sociedades mais desenvolvidas?

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: a) Teste escrito individual (30%) b) 7 mini-testes semanais sobre a leitura fundamental para cada aula (35%). c) Mini-investigação coletiva apresentada em aula (20%). d) Participação nas aulas de debates (15%). Todos os elementos avaliativos implicam uma nota mínima de 8 valores. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) Critérios de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Almeida JF (1995), Introdução à Sociologia, U. Aberta, 13-33. Appelrouth S, Edles LD (2008), Classical and Contemporary Sociological Theory, Pine Forge, 1-20. Costa AF (2001), Sociologia, Difusão Cultural, 13-28. Calhoun C et al. (2022), Degenerations of Democracy, Harvard, 18-47. Danermark B et al. (2002), Explaining Society, Routledge, 115-149. Gallie D (2017) The Quality of Work in a Changing Labour Market. Social Policy Administration, 51, 226–243. Giddens A (2009), Sociology, Polity Press. Lamont M (2023), Seeing Others, One Signal Publishers/Atria, 139-154, 155-165. May T (2001), Social Research, Open University Press, 28-45. Scott J (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, Edward Elgar, 1-28. Scott J (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge University Press, 144-175, 176-213. Silva AS e Pinto JM (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, 29-53. Therborn G (2013), The Killing Fields of Inequality, Polity Press, 48-67.:

Secundária

  • 1. Bastow S, Dunleavy P, Tinkler J (2014), The Impact of Social Sciences, 31-64. 2. Costa AF et al. (2014), Percursos de Estudantes no Ensino Superior, Mundos Sociais, 5-31, 203-209. 3. Hall P and Lamont M (2009), Successful Societies: How Institutions and Culture Affect Health, Cambridge University Press, 23-52, 82-103. 4. Korsnes et al. (2018), New Directions in Elite Studies, Routledge, 297-315. 5. Nowotny H et al. (2010), The Public Nature of Science under Assault, Springer, 1-27. 6. Putnam R (2020), The Upswing, Simon and Schuster, 109-162, 163-199. 7. Stiglitz J (2018), “The Welfare State in the Twenty-First Century”, in Ocampo JA, Stiglitz J (eds), The Welfare State Revisited, Columbia University Press, 3-37. 8. Therborn G (2020), Inequality and the Labyrinths of Democracy, Verso, 7-71. 9. Tilly C (2005), “Historical perspectives on inequality”, in M Romero and E Margolis (eds.), The Blackwell Companion to Social Inequalities, Blackwell, 15-30. 10. Viterna J and Robertson C (2015), “New directions for the sociology of development”, Annual Review of Sociology, 41, 243-269. Serão ainda disponibilizados recursos multimédia, como vídeos, podcasts e artigos online, que irão complementar a bibliografia e enriquecer os conteúdos programáticos estudados.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre