Currículo

Estados e Mercados 04140

Contextos

Groupo: Política, Economia e Sociedade - 2023 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular "Estados e Mercados" estão diretamente alinhados com o método de ensino, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências fundamentais. Através da exposição teórica e da análise de casos práticos, os estudantes compreendem as principais visões sobre o papel do Estado e dos mercados (OA1) e aprendem a mobilizar esses conhecimentos na análise de problemas concretos (OA2). As atividades em aula, como discussões, apresentações e exercícios escritos, incentivam a construção de uma argumentação própria (OA3) e promovem o trabalho em equipa na prossecução de projetos comuns (OA4). A ênfase na participação ativa e na produção de elementos escritos e orais fomenta competências de comunicação eficaz, tanto oral como escrita (OA5). Assim, o método de ensino, que combina exposição, discussão e prática, garante a compatibilidade com os objetivos de aprendizagem, assegurando uma formação abrangente e integrada.

Programa

Parte 1: uma visão global Liberalismo clássico Críticas ao liberalismo clássico Economia do Bem-Estar e Keynesianismo Neoliberalismo Institucionalismo, estruturalismo e evolucionismo Parte 2: debates contemporâneos Liberdade e concorrência Comércio Serviços de saúde Segurança social Crises financeiras Política industrial Economia portuguesa

Método de Avaliação

#Avaliação ao longo do semestre - Teste final (sem consulta): 40%, com nota mínima de 9.5 O teste final avalia o conhecimento dos conteúdos lecionados ao longo do semestre e o domínio da bibliografia da UC. - 4 elementos escritos para avaliação individual: 40% Estes elementos podem incluir textos argumentativos ou de reflexão crítica, fichas de leitura ou outros. - Elementos de avaliação em aula: 20% Estes elementos podem incluir: participação espontânea em aula; resposta a questões colocadas pela docente; dinamização de momentos de discussão em turma; apresentações orais breves, entre outros. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. #Avaliação por exame final Prova escrita individual: 100% O exame final avalia o conhecimento dos conteúdos lecionados ao longo do semestre e o domínio da bibliografia da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor. Trigo Pereira, Paulo; José Carlos Gomes Santos; Manuela Arcanjo e António Afonso (2016). Economia e Finanças Públicas (5ª Edição - Revista e Actualizada). Escolar Editora.:

Secundária

  • Akerlof, George A. (1970), The market for lemons: quality uncertainty and the market mechanism, Quarterly Journal of Economics 84: 488-500. Arrow, Kenneth J. (1963), Uncertainty and the welfare economics of medical care, The American Economic Review vol. 53, nº. 5: 941-973. Frey, B. S. (1997). Not Just for the Money. An Economic Theory of Personal Motivation, Edward Elgar: Cheltenham. Keynes, J. Maynard (1967). The General Theory of Employment, Interest and Money, MacMillan: London. Mill, John Stuart 1991 (1871). On liberty and Other Essays, Oxford University Press: Oxford. Nussbaum, Martha C. (1997), Flawed Foundations: The Philosophical Critique of (A Particular Type of) Economics, The University of Chicago Law Review vol. 64, nº. 4: 1197-1214. O'Neill, John (1998). The Market: Ethics, Knowledge and Politics, Routledge: London. Sunstein, Cass R. (1997). Free Markets and Social Justice, Oxford University Press: New York. Thaler, R. H., & Sunstein, C. R. Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness. Wolff, Jonathan (1996). Introdução à Filosofia Política, Gradiva: Lisboa.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre