Currículo

Psicologia da Personalidade L5219

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 3.º Ano - 1.º Semestre > Bloco B

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares de Transição

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 3.º Ano - 1.º Semestre > Bloco B

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao terminar com sucesso esta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1. Discutir o pluralismo conceptual no estudo na personalidade e descrever pressupostos comuns. OA2. Diferenciar teorias científicas das teorias pseudocientíficas e implícitas da personalidade e explicar de que modo diferente métodos de investigação têm contribuído para o estudo da personalidade. OA3. Descrever e contrastar as principais teorias científicas no estudo da personalidade em termos dos seus principais objetivos, conceitos, pressupostos, métodos e instrumentos de avaliação. OA4. Comparar, diferenciar e relacionar personalidade com psicopatologia. OA5. Descrever alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e mudança na personalidade humana durante o curso de vida e explicar a complexa interação pessoa-ambiente social na predição do comportamento.

Programa

1. Definições de personalidade: Pluralidade conceptual e aspetos comuns 2. Objetivos comuns nas teorias e abordagens da personalidade 3. Diferenciação entre teorias científicas, pseudocientíficas e implícitas da personalidade 4. Antecedentes genéticos/biológicos e sociais da personalidade 5. Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança 6. Personalidade e Psicopatologia 7. Métodos e instrumentos de avaliação da personalidade 8. Principais abordagens e teorias da personalidade 8.1. Teorias que enfatizam a estrutura da personalidade: teorias dos traços. 8.2. Abordagens comportamentais 8.3. Teorias sociocognitivas e construtivistas 8.4. Teorias existenciais e humanista da personalidade 8.5. Teorias psicanalíticas da personalidade 9. Perspetivas atuais no estudo da personalidade

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de dois testes individuais escritos (50%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores. A presença nas aulas é facultativa.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Corr, P., & Matthews, G. (eds.). (2020). The Cambridge handbook of personality psychology (2nd ed). Cambridge University Press. doi:10.1017/9781108264822 Ewen, R. B. (2014). An introduction to theories of personality (7th ed). Psychology Press Feist, G., Roberts, T.A., & Feist, J. (2020). Theories of personality (10th ed). McGraw Hill Mischel, W., Shoda, Y., & Ayduk, O. (2007). Introduction to Personality: Toward an Integrative Science of the Person (8th ed). Wiley Schultz, D. P., Schultz, S. E., & Enos, M. (2016). Theories of personality (11th ed). Wadsworth Publishing:

Secundária

  • American Psychiatric Association. (2012). Rationale for the proposed changes to the Personality Disorders classification in DSM-5, 1-29 Buss, D. M., & Hawley, P. H. (2011). The evolution of personality and individual differences. Oxford University Press Caspi, A., Roberts, B. W., Shiner, R. L. (2005). Personality and development: Stability and change. Annual Review Psychology, 56, 453-84. doi: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141913 Cervone, D. (2005). Personality architecture: Within-person structures and processes. Annual Review of Psychology, 56, 423-452. doi:10.1146/annurev.psych.56.091103.070133 Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Climepsi Krahé, B. (1992). Personality and social Psychology: Towards a synthesis. London: Sage Publications McAdams, D.P. & Olson, B. D. (2010). Personality development continuity and change over the life. Annual Review of Psychology, 61,517-542 doi:10.1146/annurev.psych.093008.100507 Mischel, W. (2004). Toward an integrative science of the person. Annual Review of Psychology, 55(1968), 1-22. doi:10.1146/annurev.psych.55.042902.130709 Nettle, D. (2006). The evolution of personality variation in humans and other animals. American Psychologist, 61, 622-631.doi:10.1037/0003-066X.61.6.622 Teofrasto (1999). Os caracteres. Relógio D'Água Editores Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. John Wiley & Sons.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre