Currículo
Língua Inglesa 00671
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Os alunos serão capazes de ler e compreender textos simples, identificando as ideias principais e a informação-chave. OA2: Os alunos desenvolverão a capacidade de organizar as suas ideias em frases simples e parágrafos curtos, privilegiando a clareza e a coerência. OA3: Os alunos melhorarão a sua capacidade de participar em conversas básicas, apresentando os seus pontos de vista de forma clara e respondendo aos outros. OA4: Os alunos adquirem competências para preparar e fazer apresentações curtas e estruturadas usando uma linguagem simples. OA5: Os alunos expandirão o seu vocabulário básico e melhorarão o uso de estruturas gramaticais fundamentais. OA6: Os alunos aprenderão a compreender o inglês falado em contextos quotidianos simples, identificando informação chave e ideias principais.
Programa
Competências de leitura: Técnicas para compreender ideias principais, identificar informação chave e resumir textos simples. (OA1) Competências de escrita: Instrução sobre a estrutura das frases, desenvolvimento de parágrafos simples e organização básica da escrita. (OA2) Competências de fala: Prática de técnicas básicas de conversação, habilidades de apresentação curta, pronúncia e o uso de linguagem simples. (OA3, OA4) Competências de Audição: Estratégias para uma audição eficaz, identificação de pontos-chave em conversas e instruções simples e resumo do conteúdo falado. (OA1, OA6) Gramática: Revisão e prática de estruturas gramaticais básicas, incluindo tempos simples, artigos, preposições e padrões básicos de frases. (OA5) Vocabulário: Foco no vocabulário básico para uso diário, colocações comuns e termos essenciais para construir um vocabulário fundamental. (OA5)
Método de Avaliação
A avaliação contínua ao longo do semestre (100%): - Assiduidade e Participação (15%) Assiduidade regular e participação ativa nas atividades das aulas. - Atividade 1: Teste de Compreensão da Leitura (25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos para compreender, identificar ideias principais e resumir textos simples, refletindo a sua capacidade de compreensão (OA1). - Atividade 2: Trabalho de escrita (30%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de produzir frases e parágrafos básicos com organização e coerência claras (OA2). - Atividade 3: Apresentação Individual (30%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de falar sobre um tema simples, preparar uma apresentação curta e estruturada e comunicar eficazmente as suas ideias utilizando convenções linguísticas básicas (OA3, OA4). Para concluir com sucesso a avaliação contínua ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 38.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Murphy, R. (2019). English Grammar in Use. Cambridge University Press. Redman, S. (2017). English Vocabulary in Use. Cambridge University Press. Nunan, D. (2015). Practical English Language Teaching. McGraw-Hill Education. Swan, M. (2016). Practical English Usage. Oxford University Press. Soars, J., & Soars, L. (2017). New Headway: Beginner Student's Book. Oxford University Press.: