Currículo
Neuropsicologia L5218
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 2.º Semestre > Bloco A
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 2.º Semestre > Bloco A
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 1.º Semestre > Bloco A
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Descrever a neuropsicologia quanto ao seu âmbito, abordagens, e relação com outras disciplinas 2. Descrever e avaliar métodos e técnicas em neuropsicologia 3. Descrever a organização do sistema nervoso, as principais estruturas cerebrais e correlatos funcionais 4. Identificar os constituintes do sistema nervoso e a terminologia de localizações cerebrais 5. Descrever as bases neurobiológicas da atenção e funções executivas, processamento visual, espaço e movimento, linguagem, e memória 6. Descrever o impacto de lesões cerebrais em processos cognitivos e comportamentais, e quadros neuropsicológicos associados a cada função cognitiva 7. Descrever a neurociência social e afetiva quanto ao seu âmbito 8. Descrever as bases neurobiológicas do processamento sócio-emocional 9. Analisar e avaliar literatura neurocientífica 10. Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas, nomeadamente à análise de casos clínicos e à reflexão sobre a investigação neurocientífica "
Programa
1.Introdução à neuropsicologia: âmbito, história e abordagens 2. Métodos e técnicas em neuropsicologia 3. Primer sobre o cérebro 3.1. Organização macroscópica da estrutura do sistema nervoso central e periférico 3.2. Neuroanatomia funcional 4. Atenção e funções executivas: bases neurobiológicas e perturbações associadas 5. Perceção visual, espaço e movimento: bases neurobiológicas e perturbações associadas 6. Perceção auditiva e linguagem: bases neurobiológicas e perturbações associadas 7. Memória: bases neurobiológicas e perturbações associadas 8. Cognição social e emoções 8.1. Emergência e afirmação da neurociência social e afetiva 8.2. Bases neurobiológicas e perturbações do processamento social e emocional
Método de Avaliação
Os estudantes podem optar entre avaliação ao longo do semestre ou exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos: teste (50%) + trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão oral de artigo científico (25%) + trabalho escrito (25%). A aprovação requer pelo menos 9.5 valores em cada um dos elementos. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer avaliação por exame (a aprovação requer pelo menos 9.5 valores)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Kolb, B., & Whishaw, I. Q. (2015). Fundamentals of human neuropsychology (7th Edition). Worth Publishers. Ward, J. (2020). The student’s guide to cognitive neuroscience (4th Edition). Routledge. Recursos online associados ao manual: https://routledgetextbooks.com/textbooks/9781138490543/:
Secundária
- Andrewes, D. (2015). Neuropsychology: From theory to practice (2nd Edition). Psychology Press. Barr, W. B., & Miller, J. B. (2017). The technology crisis in neuropsychology. Clinical Neuropsychology, 32, 541-554. https://doi.org/10.1093/arclin/acx050 Bilder, R. M. (2011). Neuropsychology 3.0: Evidence-based science and practice. Journal of the International Neuropsychological Society, 17, 7-13. https://doi.org/10.1017/S1355617710001396 Decety, J. & Cacioppo, J. T. (Eds.). (2011). The Oxford handbook of social neurosciences. Oxford University Press. Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-168. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750 Ellis, A. W., & Young A. W. (2014). Human cognitive neuropsychology – classic edition. Psychology press. Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2018). Cognitive neuroscience – the biology of the mind (5th Edition). W. W. Norton & Company. Hickok, G., & Small, S. L. (Eds.) (2015). Neurobiology of language. Academic Press. Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th Edition). Oxford University Press. Squire, L. R., & Wixted, J. T. (2011). The cognitive neuroscience of human memory since H.M. Annual Review of Neuroscience, 34, 259-288. https://doi.org/10.1146/annurev-neuro-061010-113720: