Currículo
Psicometria L5239
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar as implicações, vantagens e limitações do uso de medidas em Psicologia; OA2. Distinguir diferentes tipos de medidas e seus domínios de aplicação; OA3. Conhecer e diferenciar as diferentes fases de construção e validação de medidas em Psicologia; OA4. Aplicar medidas em Psicologia e proceder ao apuramento dos seus resultados; OA5. Caracterizar as qualidades psicométricas das medidas em Psicologia.
Programa
CP1. Definições e antecedentes históricos e áreas de aplicação da psicometria; CP2. Definição de teste e classificação dos testes segundo a natureza das medidas e das técnicas de aplicação; CP3. A teoria da medida em psicometria; CP4. Regras da construção de medidas em Psicologia: o processo de construção e a análise dos itens; CP5. A aplicação de medidas em Psicologia; CP6. A normalização dos resultados de medidas em Psicologia; CP7. O apuramento de resultados de medidas em Psicologia; CP8. Interpretação básica dos resultados de medidas em Psicologia; CP9. Estatística básica aplicada à psicometria e modelos de medida; CP10. A validação de medidas em Psicologia; CP11. Impactos das medidas em Psicologia no examinado e considerações ético-deontológicas.
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um teste individual teórico que incide sobre a componente teórica lecionada na UC (50%); e ii) um teste individual prático que incide sobre a componente prática lecionada na UC (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores). A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Furr, R. M. (2021). Psychometrics: An introduction (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. Gregory, R. J. (2017). Psychological testing: History, principles, and applications (7th ed.). India: Pearson.:
Secundária
- Aiken, L. R., & Groth-Marnat, G. (2005). Psychological testing and assessment. India: Pearson. Cronbach, L. J. (1990). Essentials of psychological testing (5th ed.). New York: HarperCollins. Devellis, R. (2017). Scale development: Theory and applications (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Dickes, P., Tournois, J., Flieller, A., & Kop, J.-L. (1994). La psychométrie. Paris: PUF. Kaplan, R. M., & Saccuzzo, D. P. (2017). Psychological testing: Principles, applications, and issues (9th ed.). United Kingdom: Cengage. Kline, P. (2013). The handbook of psychological testing (2nd ed.). London: Routledge Kline, P. (1998). The new psychometrics: Science, psychology, and measurement. London: Routledge. Murphy, K. R., & Davidshofer, C. O. (2004). Psychological testing: Principles and applications (6th ed.). India: Pearson. Newmark, C. (Ed.) (1985). Major psychological assessment instruments. Massachusetts: Allyn and Bacon. Nunnally, J. C. (1978). Psychometric theory. New York: McGraw-Hill. Olea, J., Ponsoda, V., Prieto, G. (Ed.) (1999). Tests informatizados: Fundamentos y aplicaciones. Madrid: Pirâmide. Rust, J., & Golombuk, S. (2009). Modern psychometrics: The science of psychological assessment (3rd ed.). Lodon: Routledge.: