Currículo

Inovação e Mudança Organizacional L5204

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 3.º Ano - 1.º Semestre > Bloco D

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 1.º Ano - 1.º Semestre > Bloco D

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 1.º Semestre > Bloco D

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: 1.Descrever e contrastar teorias sobre processos de inovação e de mudança organizacional; 2.Identificar, descrever e explicar os processos psicológicos envolvidos na inovação e na mudança organizacional; 3.Caracterizar e distinguir adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas de mudança ao nível individual, grupal e organizacional. 4. Identificar e diferenciar as principais técnicas de facilitação e resolução criativas de problemas 5.Identificar os fatores psicossociais que contribuem para o sucesso e fracasso dos processos de inovação e mudança organizacional; 6. Diferenciar métodos e instrumentos de avaliação de processos de mudança.

Programa

1. Introdução 1.1 Enquadramento teórico da UC 1.2 A inovação e a mudança organizacional no contexto actual 1.3 Os conceitos de inovação e de mudança 2. Dinâmica da mudança e inovação organizacional 2.1 Natureza da mudança 2.2 Tipos de mudança 2.3 Modelos teóricos 2.4 Teorias de processo e variância 2.5 Metodologia da mudança planeada 2.6 A mudança não planeada. 2.7 Etapas e planeamento da mudança 2.8 A improvisação organizacional 2.9 A aprendizagem organizacional 3. A dinâmica nos processos de inovação e mudança 3.1 Resolução criativa de problemas 3.2 Condicionantes da inovação e da mudança 3.3 Difusão e adopção da inovação 4. Níveis de mudança organizacional 4.1 Resposta dos indivíduos 4.2 Resposta de grupos e equipas 4.3 Mudança ao nível do sistema alargado 5. Avaliação da mudança organizacional 5.1 O papel da avaliação no processo de mudança 5.2 Abordagens teóricas da avaliação da mudança 5.3 Métodos de avaliação da mudança

Método de Avaliação

Os alunos podem frequentar a UC de acordo com dois regimes: Avaliação contínua (Regular) e exame final. Avaliação contínua, requer assiduidade de 80% de aulas e trabalho contínuo no semestre. Calculo da nota final; a) Teste (40%) b) Trabalho individual escrito sobre artigo temáticos sobre inovação e mudança organizacional(30%) c) Trabalho de grupo escrito, apresentação e discussão sobre tópicos do programa (30%) Exame final sobre toda a matéria da UC (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre