Currículo
Comunicação e Desenvolvimento Pessoal 00662
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares de Transição
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 Compreender a importância da Comunicação verbal e não verbal OA2 Compreender o processo emissor-mensagem - recetor OA3 Perceber quais as consequências da ausência de comunicação de apoio nas relações interpessoais. OA4 Identificar as estratégias de desenvolvimento da comunicação de apoio; OA5 Compreender as vantagens da assertividade;
Programa
1. A comunicação como competência social 2. As diferentes formas de comunicação verbal não-verbal: processo de comunicação emissor-mensagem-recetor; Importância da comunicação não verbal; 3. Comunicação de apoio (Feedback): Em que consiste e consequencias da sua ausência nas relações interpessoais. Obstáculosà comunicação: atitudes defensivas e desconfirmação. Estratégias de desenvolvimento da comunicação de apoio; 4. Escuta-activa: Características centrais e tecnicas 5.O processo de desenvolvimento interpessoal: a formação do eu; O desenvolvimento humano e a formação do EU em função da interacção social; 6. Principais orientações e comportamentos no relacionamento interpessoal Explorar os diferentes estilos na relação interpessoal; As vantagens da assertividade; A importância do acto de confiar na relação interpessoal;
Método de Avaliação
Dada a natureza da UC, o processo de avaliação centrar-se-á na realização de trabalhos práticos individuais e de grupo. 1. Ao longo das aulas, serão objecto de avaliação: a) Pontualidade (5%) ? este ponto pressupõe a frequência (e pontualidade) igual ou superior a 16 horas. b. Participação nas aulas (15%). 2. Trabalho individual: Portfolio de auto-diagnóstico (80%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 32.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 6. Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: HarperCollins. 5. Thompson, L. (2000). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. 4. Seifert, L. (2009). Treino em assertividade. Lisboa: Monitor. 3. Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall. 2. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. 1. Fachada, M.O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo. :
Secundária
- Watzlawick, P., Beavin, J., Helmick & Jackson, D. D. (1967). Pragmatics of human communication. New York: Norton. Tubbs, S. L. & Moss, S. (1994). Human communication (7th Ed.). New York: McGraw Hill. Sperber, D. & Wilson, D. (1986). Relevance ? communication and cognition. Oxford: Black- well. Saunders, C. (1986). Opening and closing. In O. Hargie (Ed.). A Handbook of communication skills (pp. 175-200). London: Routledge Harris, T. E. & Sherblom, J. C. (1999). Small group and team communication. Boston: Allyn & Bacon. (3rd Ed.). London: Routledge. Hargie, O., Saunders, C., & Dickson, D. (1994). Social skills in interpersonal communication Hall, E.T. (1966). The hidden dimension. New York: Doubleday. Ed.). New York: W. W. Norton. Ekman, P. (2001). Telling lies ? clues to deceit in the marketplace, marriage, and politics (3rd Adler, R. B. & Rodman, G. (2003). Understanding human communication (8th edition). Oxford: Oxford University Press. :