Currículo
Grupos e Relações Entre Grupos L5212
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > Social > 3.º Ano
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 1.º Ano - 2.º Semestre > Bloco C
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > Social > 2.º Ano
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 2.º Semestre > Bloco C
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 2.º Semestre > Bloco C
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto no desempenho dos grupos e no comportamento dos indivíduos OA2. Distinguir e comparar diferentes paradigmas e perspetivas de conceptualização das relações entre grupos OA3. Ler e analisar criticamente a investigação empírica desenvolvida nos domínios estudados OA4. Identificar situações e fenómenos sociais grupais e intergrupais que ilustrem os conceitos e teorias relevantes
Programa
A. Os problemas, conceitos básicos e a dinâmica do grupo e das relações entre grupos CP1. O que e que são grupos? CP2. Fenómenos e características do comportamento nos grupos CP3. Preconceitos, estereótipos e discriminação social B. Teorias, paradigmas e resultados da pesquisa nas relações entre grupos CP4. Explicações clássicas e cognitivas de preconceitos e estereotipos CP5. As relações entre grupos, o self e a identidade social C. Contextos e aplicações da perspectiva inter-grupal CP6. Interdependência dos processos entre e dentro dos grupos CP7. A psicologia da dinâmica das massas CP8. Abordagens da mudança e redução do preconceito
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Para serem admitidos em regime de avaliação ao longo do semestre os estudantes deverão realizar: - um trabalho individual (Max. 5 paginas) com uma recensão crítica dum artigo/capitulo do curso (30%) - um trabalho do grupo nas aulas TP: uma apresentação temática sobre o tema da aula baseado numa leitura mais intensiva + a discussão crítica da apresentação dum outro grupo de estudantes (35%) - um teste (35%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Em alternativa, existe também a possibilidade de avaliação por exame final o que tem uma componente escrita (50%) é um exame oral (50%). Ficam aprovados os alunos com nota superior a 9.5 valores em ambas as avaliações (escrita e oral).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 110.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Brown, R. (2010). Prejudice: Its social psychology (2nd Edition). Chichester: Wiley. Forsyth, D.R. 2018. Group Dynamics, 7th Edition. , Boston, MA: Cengage., Chapter 1, 3-6, 10 Hogg, M. & Vaughan, G. (2022) Social Psychology (9th edition). London: Pearson, Chapters 4, 8, 10 and 11 Jesuíno, J.C. & Pissara, J. (2017) Estruturas e processos de grupo. In J. Vala, & M.B. Monteiro (Coords.) Psicologia social (10ª ed.), pp. 365-434. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Monteiro, M.B. (2017). Relações intergrupais. In Vala, J. e M. B. Monteiro, Psicologia Social (10ª ed.) pp. 493-568. Lisboa: Gulbenkian. Smith, E. R., Mackie, D. M. & Claypool, H. M. (2015). Social psychology (4rth ed.), New York: Routlege (chapters 4, 5, 6, 9 and 11) Tajfel (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte.:
Secundária
- Tindale, R.S., Meisenhelder, H.M., Dykema-Engblade, A.A. & Hogg, M.A. (2001) Shared Cognition in Small Groups. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 1-31) Oxford, UK: Blackwell Allport, G.W. (1954/1979) The Nature of Prejudice (25th Aniversary Edition). Cambridge, MA: Perseus Books (Chapters 1-4) Steele, C. M., & Aronson, J. (1995). Stereotype threat and the intellectual test performance of African Americans. Journal of Personality and Social Psychology, 69(5), 797–811. https://doi.org/10.1037/0022-3514.69.5.797 Tajfel, H. & Turner, J. C. (1986). The social identity theory of intergroup behavior. In W. G. Austin & S. Worchel (Eds.), Psychology of intergroup relations (pp. 7-24). Chicago: Nelson-Hall. Hamilton, D. & Gifford, R. (1976) Illusory Correlation in Interpersonal Perception: A Cognitive Basis of Stereotypic Judgments. Journal of Experimental Social Psychology, 12, 392-407 Bar-Tal (2007) Sociopsychological Foundations of Intractable Conflicts. American Behavioral Scientist, 50, 1430-1453 Marques, J.M., Abrams, D., Peaz, D. & Hogg, M.A. (2001): Social Categorization, Social Identification & Rejection of Deviant Group Members. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 400-424) Oxford, UK: Blackwell Reicher, S. (2001): The Psychology of Crowd Dynamics. In: Tindale, S. & Hogg, M. (Eds.): Blackwell handbook of social psychology: Group processes (pp. 182-208) Oxford, UK: Blackwell Pettigrew, T.F. & Tropp, L. (2006) A Meta-Analytic Test of Intergroup Contact Theory. Journal of Personality and Social Psychology, 90, 5, 751–783 Waddell M.W. , Wright S.C., Waldzus S. & Stebner G.A. (2024) For the good of the party, for the good of the nation: ingroup projection can motivate support for political violence. Frontiers in Social Psychology, 2, DOI: 10.3389/frsps.2024.1347054 Bibliografia adicional para cada módulo será facultada ao longo do semestre.: