Currículo

Psicofisiologia e Genética L5206

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso a UC adquire um conhecimento geral dos fundamentos biológicos dos processos cognitivos, emoções e comportamento humano, e atinge os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1. Conhece o debate nature vs. nurture OA2. Sabe como constituição genética e influências ambientais interagem; isto inclui: 2.1. Dominar noções básicas da genética clássica e mecanismos de transmissão genética; 2.2. Explicar como os ambientes evolutivamente estáveis influenciaram o comportamento e a cultura; 2.3. Distinguir influência genética de determinismo genético; 2.4. Recrutar exemplos de como as culturas moldaram genótipos OA3. Reconhece a história das medidas psicofisiológicas. OA4. Conhece as principais medidas do sistema nervoso periférico e os sistemas que avaliam. OA5. Conhece as principais medidas do sistema nervoso central. OA6. Explica e reflete criticamente sobre a utilização das medidas psicofisiológicas na investigação e intervenção em Psicologia

Programa

O programa compreende 11 tópicos em 2 grandes módulos - genética/evolução humana/cultura e psicofisiologia/emoção/cognição: 1. Continuidade genética entre organismos, relação entre evolução e genética 2. Principais marcos da evolução humana e progressos no estudo do genoma humano 3. Mecanismos de transmissão genética 4. Relação genes-comportamento 5. A complexa rede de influências entre genes e ambiente 6. Introdução histórica à psicofisiologia e à utilização de medidas fisiológicas na investigação de processos psicológicos 7. Princípios da estrutura e funcionamento do sistema nervoso 8. Fundamentos metodológicos da psicofisiologia 9. Bases biológicas, registo, e significado psicológico das medidas periféricas mais usadas: atividade electrodérmica, cardíaca, electromiográfica e pupilar 10. Princípios básicos dos métodos de estudo da estrutura e atividade cerebrais 11. Aplicações da psicofisiologia em diferentes áreas da psicologia

Método de Avaliação

Os alunos optam entre avaliação ao longo do semestre ou exame. Avaliação ao longo do semestre: teste (60%) + Trabalho de grupo com apresentação oral e relatório escrito (20%) + Dinamização de debate (20%). A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos, e >= 9.5 na média final ponderada. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer exame (aprovação requer >= 9.5 valores).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 110.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cacciopo, J. T., Tassinary, L. G. & GG Berntson (2017). Handbook of Psychophysiology, 4th Edition. Cambridge: Cambridge University Press. Dilala, L. (2004). Behavior Genetics Principles. Perspectives in Development, Personality, and Psychopathology.Wasington, DC: APA Francis, R. C. (2012). Epigenetics: How Environment Shapes Our Genes. NY, USA: W. W. Norton & Company Kolb, B., & Whishaw I. Q. (2015). Fundamentals of Human Neuropsychology, 7th Edition. New York: Worth Publishers. Levy, A., Carrapiço, F., Abreu, H. e Pina, M. (2015). Homem: origem e evolução. Lisboa: Glaciar Nettle, D. (2010). Evolution and Genetics for Psychology. Oxford: Oxford University Press. Stern, R. M. (2000). Psychophysiological Recording. USA: Oxford University Press Toates, F. (2011). Biological Psychology (3rd Ed.). Harlow, NE: Prentice Hall Vila, J. (2000). Una introducción a la psicofisiologia clínica. Madrid: Ediciones Pirámide.:

Secundária

  • Varia anualmente e poderá ser aconselhada outra bibliografia específica. Artigos por temas (exemplos)/Papers by topic (exemples) - Psychophysiology and Emotion- Andreasson & Dimberg, U. (2008). Emotional Empathy and facial Feedback. Journal of Nonverbal Behavior 32:215-224 Dimberg, U. & Thunberg, M. (1998). Rapid facial reactions to emotional facial expressions. Scandinavian Journal of Psychology, 39:39-45 Esteves, F., Arriaga, P. & Gaspar, A. (2010). Moving Emotion Forward: From the Ubiquity of Emotion in Mental Processes to Rewinding its Origins. Psicologia XXIV(2): 11-16 Flykt , A., Esteves, F. & Öhman, A., (2007). Skin conductance responses to masked conditioned stimuli: Phylogenetic/ontogenetic factors versus direction of threat- Biological Psychology 74:328-336 Keating, CF, Randall, DW, Kendrick, T and Gutshall, KA (2003). Do Babyfaced Adults receive more help? The (cross-cultural) case of the lost resume. Journal of Nonverbal Behavior 27(2): 89-107 Öhman, A., Esteves, F., Flykt, A. & Soares, J.J.F. (1993). Emotion, Attention & Electrodermal Activity. In J.C. Roy, W. Boucseim, D.C. Fowles & J.H. Gruzelier (Eds). Progress in electrodermal research (pp. 137-157). NATO ASI series: Life Sciences, vol 249. New York: Plenum Press Öhman, A., Flykt, A. & Esteves, F. (2001). Emotion Drives Attention: Detecting the Snake in the Grass. Journal of Experimental Psychology 130,3:466-478 Ramachandran, V. & Oberman, L.M. (2006) Broken Mirrors: A Theory of Autism. Scientific American, Nov. 2006:63-69 - Genetics and Human Evolution/Culture - Aleman, A. Swart, M. & van Rijn, S. (2008). Brain imaging, genetics and emotion. Biological Psychology, 79:58-69 Carrol, SB (2003). Genetics and the Making of Homo sapiens. Nature 422: 849- 85 Hawks, J. (2014). Still Evolving (after all these years. Scientific American, 311:86-91 Pollard, K.S. (2009). What makes us Human? Scientific American May2009 :32-37 Shreeve, J. (2006). Reading Secrets of the blood. National Geographic March 2006:70-73 Zimmer, C. (2006). A fin is a limb is a wing. How evolution fashioned its masterworks. National Geographic 210, 5: 114-135:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre